Festival de Declamação: em prol da leitura e da oralidade nos ensinos básico e superior
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v26i1.7880Palavras-chave:
Poesia. Leitura. Extensão.Resumo
Neste artigo, refletimos sobre os cinco anos do projeto de extensão intitulado “Festival de Declamação”. A ação, que nasceu, em 2013, como uma extensão, uma das principais atividades do Programa de Bolsa de Incentivo à Docência – PIBID, engloba autores diversificados: acadêmicos e professores do curso de Letras e estudantes e professores das escolas públicas da cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul. Mais do que relatar o projeto, refletimos sobre as dificuldades em mediar a leitura e a interpretação na Educação Básica e na Universidade e demonstramos como a poesia/o poema contribui para esta tarefa, ao mesmo tempo em que torna visível sujeitos que se perdem em ambientes escolares marcados pela super lotação e pela precária estrutura. A comunidade envolvida na organização do projeto, que atinge atualmente estudantes de seis escolas públicas de Dourados-MS, formada por acadêmicos que integram programas valiosos como o PIBID e o Projeto de Ensino Tutorial (PET) e dos professores da rede pública que atuam como supervisoras do PIBID, são sujeitos que aceitam o desafio de fugir à rotina escolar, promovendo um espaço de formação importante, quase nunca possibilitado pelo excesso de conteúdo programático estipulado pelos órgãos governamentais.Downloads
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Publicado
13-12-2018
Como Citar
PINHEIRO, A. S.; BUIN, E. Festival de Declamação: em prol da leitura e da oralidade nos ensinos básico e superior. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 200 - 213, 2018. DOI: 10.5335/rep.v26i1.7880. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/7880. Acesso em: 6 dez. 2024.
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Artigos
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