Renascer das próprias cinzas: a formação e a atual problemática do sujeito

Autores

  • Angelo Vitório Cenci Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v24i3.7760

Palavras-chave:

Formação. Si mesmo. Sujeito.

Resumo

O artigo parte da premissa de que a problemática do sujeito é intrínseca à da formação humana, de modo a ter de ser atualizada toda vez que esta última for recolocada. Por conseguinte, uma concepção atualizada de formação e de sujeito tem de levar em conta as críticas ao modelo metafísico do sujeito moderno, mas sem abandonar a própria ideia de sujeito. No percurso argumentativo desenvolvido, retomam-se as críticas ao “sujeito moderno” enquanto metafísica da subjetividade, para, com base em perspectivas teóricas contemporâneas, delinear aspectos do que se entende ser uma concepção descentrada, pós-metafísica, intersubjetivista e situacional de sujeito. Defende-se que uma ideia de formação “renascida de suas próprias cinzas” e impulsionada por problemas educacionais da atualidade demanda a compreensão do sujeito como um si mesmo processual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angelo Vitório Cenci, Universidade de Passo Fundo

Doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e com pós-doutorado realizado na mesma instituição (2012). Professor da Universidade de Passo Fundo e professor visitante da Universidad Nacional del Centro de la Província de Buenos Aires.

Downloads

Publicado

19-12-2017

Como Citar

CENCI, A. V. Renascer das próprias cinzas: a formação e a atual problemática do sujeito. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 24, n. 3, p. 470-486, 2017. DOI: 10.5335/rep.v24i3.7760. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/7760. Acesso em: 15 set. 2024.