Renascer das próprias cinzas: a formação e a atual problemática do sujeito
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v24i3.7760Palavras-chave:
Formação. Si mesmo. Sujeito.Resumo
O artigo parte da premissa de que a problemática do sujeito é intrínseca à da formação humana, de modo a ter de ser atualizada toda vez que esta última for recolocada. Por conseguinte, uma concepção atualizada de formação e de sujeito tem de levar em conta as críticas ao modelo metafísico do sujeito moderno, mas sem abandonar a própria ideia de sujeito. No percurso argumentativo desenvolvido, retomam-se as críticas ao “sujeito moderno” enquanto metafísica da subjetividade, para, com base em perspectivas teóricas contemporâneas, delinear aspectos do que se entende ser uma concepção descentrada, pós-metafísica, intersubjetivista e situacional de sujeito. Defende-se que uma ideia de formação “renascida de suas próprias cinzas” e impulsionada por problemas educacionais da atualidade demanda a compreensão do sujeito como um si mesmo processual.Downloads
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Publicado
19-12-2017
Como Citar
CENCI, A. V. Renascer das próprias cinzas: a formação e a atual problemática do sujeito. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 24, n. 3, p. 470-486, 2017. DOI: 10.5335/rep.v24i3.7760. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/7760. Acesso em: 15 set. 2024.
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Artigos
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