A atualidade do conceito de semiformação e o renascimento da Bildung

Autores

  • Vânia Gomes Zuin Universidade Federal de São Carlos
  • Antônio Álvaro Soares Zuin Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v24i3.7757

Palavras-chave:

Cultura digital. Formação. Indústria cultural. Teoria da semiformação. Theodor W. Adorno.

Resumo

Theodor W. Adorno publicou o ensaio “Teoria da semiformação” (Theorie der Halbbildung) em 1959. A partir da publicação deste texto, observou-se sua relevância, sobretudo para que se pudesse compreender a maneira como a indústria cultural determinava a produção de prejuízos significativos no processo formativo. Desde então, a conquista do espírito feita pelo caráter fetichista dos produtos da indústria cultural, sendo esta uma das definições de Adorno sobre o conceito de Halbbildung, impulsionou a realização de muitas pesquisas sobre os danos decorrentes desta conquista na formação. Porém, investigar as atuais características do processo semiformativo não resulta na aplicação direta dos conceitos propostos por Adorno no final da década de 1950. Sendo assim, é preciso que tais conceitos sejam revitalizados por meio da análise das atuais mediações históricas. Seguindo essa linha de raciocínio, o principal objetivo deste artigo é argumentar que a reflexão crítica sobre o modo como a semiformação se renova, na atual sociedade da chamada cultura digital, torna-se fundamental para que se possam elaborar considerações sobre o renascimento da formação (Bildung).

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Biografia do Autor

Vânia Gomes Zuin, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Ciências e em Educação pela USP, com estágio doutoral na Universitá degli Studi di Torino, Itália, e com pós-doutorado em Química na USP, pelo Helmholtz-Zentrum für Umweltforschung, Alemanha, com apoio da Fundação Alexander von Humboldt (AvH), e pelo Green Chemistry Centre of Excellence, da University of York, Inglaterra (GCCE-UoY). Professora associada do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos, credenciada nos Programas de Pós-Graduação em Química e Educação e professora convidada do GCCE-UoY, Inglaterra.

Antônio Álvaro Soares Zuin, Universidade Federal de São Carlos

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1998), com estágio doutoral na Universidade Johann Wolfgang von Goethe, Alemanha (bolsa do DAAD), e com pós-doutorados em Filosofia da Educação na Universidade de Leipzig, Alemanha, com bolsas Capes e Fapesp, e em Psicologia da Educação na Universidade de York, Inglaterra, com bolsas Fapesp e Capes. Professor titular do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos.

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Publicado

19-12-2017

Como Citar

ZUIN, V. G.; SOARES ZUIN, A. Álvaro. A atualidade do conceito de semiformação e o renascimento da Bildung. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 24, n. 3, p. 420-436, 2017. DOI: 10.5335/rep.v24i3.7757. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/7757. Acesso em: 12 fev. 2025.