Ensino superior na América Latina e a globalização da racionalidade capitalista

Autores

  • Margarita Victoria Rodríguez Universidade Católica Dom Bosco - Campo Grande
  • Liliana Gonzaga de Azevedo Martins

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v13i3.7722

Palavras-chave:

Ensino superior. Reformas educacionais. América Latina.

Resumo

O artigo analisa de forma crítica e dialética, por meio de fontes documentais (documentos do Banco Mundial, Unesco, leis, decretos, portarias, programas de modernização institucional), como o ensino superior na América Latina, com as suas reformas, foi objeto de ações e demandas que levaram a um processo de mudanças que objetivavam a modernização e adequação às exigências políticas e econômicas, alterando o perfil e a função histórica deste nível. Assim, no início desta década, abandona-se o debate em relação ao papel social da universidade e institui-se a cultura da produtividade e eficiência. Aparece, assim, nos fóruns nacionais e internacionais a preocupação com a qualidade, a gestão e a avaliação dos sistemas de ensino superior.

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Publicado

06-08-2018

Como Citar

RODRÍGUEZ, M. V.; MARTINS, L. G. de A. Ensino superior na América Latina e a globalização da racionalidade capitalista. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 23-37, 2018. DOI: 10.5335/rep.v13i3.7722. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/7722. Acesso em: 14 jul. 2025.