Professores e suas histórias de vida: o particular e o universal na formação docente
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v16i1.7451Palavras-chave:
História de vida. Políticas educacionais. Formação docente. Princípios formativos. Vidas de professores.Resumo
A formação continuada dos professores tornou-se um dos principais temas na agenda das políticas educacionais dos últimos tempos. Muitas abordagens e perspectivas poderiam ser invocadas para dar conta deste complexo e problemático processo de “educar o educador”. O presente texto tem por objetivo analisar a formação docente com base na abordagem metodológica da história de vida, que, no nosso entendimento, apresenta diversos traços distintivos que nos possibilitam enfrentar e, talvez, superar a dicotomia teoria e prática e possibilitar uma instigante proposta de formação continuada. O texto tem a intenção de contribuir com algumas reflexões nessa perspectiva. Num primeiro momento abordaremos, seguindo o vetor das histórias de vida, a mútua influência que devem possuir as dimensões pessoais e profissionais no processo formativo do docente. Num segundo momento, nossa análise se concentrará na reflexão sobre a possibilidade de constituir uma articulação produtiva entre a dimensão particular das contingências das histórias de vida e a dimensão universal dos princípios teóricos que devem perpassar o processo formativo docente.Downloads
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Publicado
17-10-2017
Como Citar
FÁVERO, A. A.; TONIETO, C. Professores e suas histórias de vida: o particular e o universal na formação docente. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 16, n. 1, 2017. DOI: 10.5335/rep.v16i1.7451. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/7451. Acesso em: 8 jul. 2025.
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Artigos
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