O mestre na praça: sentido pedagógico das metáforas socráticas

Autores

  • Claudio Almir Dalbosco Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v16i1.7450

Palavras-chave:

Filosofia. Perplexidade. Espanto. Diálogo. Mestre-pedagogo e educação.

Resumo

O artigo procura refletir sobre a atualidade do pensamento socrático para o campo educacional. Reconstrói, em primeiro lugar, as três metáforas preferidas de Sócrates, com as quais ele gostava de identificar sua atividade de pensador (filósofo), a saber, a parteira, o moscardo e a arraia elétrica. Na sequência, analisa o significado dessas metáforas para a educação, chamando a atenção para a noção de filosofia como exercício do diálogo vivo e do filósofo como mestre-pedagogo que deve conduzir gerações mais novas ao parto de suas próprias ideias.

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Publicado

17-10-2017

Como Citar

DALBOSCO, C. A. O mestre na praça: sentido pedagógico das metáforas socráticas. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 16, n. 1, 2017. DOI: 10.5335/rep.v16i1.7450. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/7450. Acesso em: 19 jul. 2025.

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