O espaço da formação inicial do coordenador pedagógico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v26i3.7262

Palavras-chave:

Coordenador pedagógico, Formação inicial, Saberes

Resumo

Analisar a formação inicial do coordenador pedagógico torna-se uma tarefa árdua quando se considera as contradições presentes no processo formativo e, consequentemente, no trabalho desse profissional. A conquista do escopo específico de trabalho do coordenador pedagógico, na escola, precisa estar atrelada a saberes de bases teóricas e práticas. Este artigo tem como objetivo analisar os saberes que compõem a formação inicial do coordenador pedagógico. Os relatos de oito coordenadoras pedagógicas, sujeitos desta pesquisa, coletados por meio de entrevista, deflagram uma formação que desvaloriza os conhecimentos práticos e uma atuação que desconsidera os conhecimentos teóricos. Assim, o entendimento errôneo da universidade como espaço exclusivamente teórico e da escola como peculiar às questões práticas manifesta-se nas falas dessas profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Susana Soares Tozetto, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Docente associada do Departamento de Educação e do PPGE (mestrado e doutorado)

Priscila Kailer, UEPG

Mestre em educação e docente da rede municipal de Ponta Grossa

Downloads

Publicado

04-09-2019

Como Citar

TOZETTO, S. S.; KAILER, P. O espaço da formação inicial do coordenador pedagógico. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 26, n. 3, p. 857-880, 2019. DOI: 10.5335/rep.v26i3.7262. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/7262. Acesso em: 13 fev. 2025.