Educação não formal no contexto brasileiro e internacional: tensões que perpassam a formulação conceitual
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v26i2.7200Palavras-chave:
Educação não formal. Histórico e conceituação. Educação e aprendizagem.Resumo
Este artigo apresenta um estudo bibliográfico que visa apresentar o percurso histórico de constituição do campo da educação não formal nos contextos internacional e nacional, de modo a perceber como se deu a criação conceitual e teórica desse campo, bem como suas implicações. Dessa forma, a educação não formal tangencia as relações com a educação formal e apresenta algumas problemáticas advindas de suas origens e mudanças histórico-conceituais envolvendo os públicos atendidos por programas e projetos do terceiro setor, organizações de capital público, privado e misto, em ações realizadas fora da escola. O artigo traz subsídios para a fundamentação teórica e prática nesse campo conceitual e educacional. Conclui-se que o lugar atribuído ao campo da educação não formal orbita a periferia e as margens em relação à centralidade do campo da educação formal. Entender, conceitualmente, os dois campos como autônomos e independentes, que se interpenetram, com mobilidade e sem fronteiras definidas, talvez seja um caminho para a integração e valorização de muitas formas de se praticar educação, sem desmerecimentos e descréditos, possibilitando, inclusive, a diversidade de propostas educacionais.Downloads
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Publicado
10-05-2019
Como Citar
SIEIRO FERNANDES, R.; AROEIRA GARCIA, V. Educação não formal no contexto brasileiro e internacional: tensões que perpassam a formulação conceitual. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 498 - 517, 2019. DOI: 10.5335/rep.v26i2.7200. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/7200. Acesso em: 6 dez. 2024.
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Artigos
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