Estratégias, negociações e disputas em uma situação de brincadeira na educação infantil

Autores

  • Gabriela Medeiros Nogueira Universidade Federal do Rio Grande
  • Eliane Teresinha Peres Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v24i1.6999

Palavras-chave:

Cultura de pares. Cultura lúdica. Infância.

Resumo

Com o propósito de discutir aspectos da infância, da cultura lúdica e da cultura de pares, apresentamos dados de uma pesquisa com viés etnográfico realizada com um grupo de crianças de uma turma de pré-escola, de uma escola de ensino fundamental da rede municipal de Pelotas, RS. A análise pautou-se em situações de interações entre as crianças nos momentos de brincadeiras livres, a partir dos pressupostos teóricos indicados por Brougère (1998, 2008), Corsaro (1990, 2007, 2011), Sarmento (2003, 2008), entre outros autores. A descrição dos momentos de brincadeira livre demonstrou que as crianças são altamente perspicazes em suas ações, buscando estratégias elaboradas para atingir seus objetivos. Os dados discutidos neste texto indicaram como as crianças se expressaram no cotidiano da sala de aula e vivenciaram a cultura de pares em momentos lúdicos. Conhecer as diferentes estratégias que as crianças utilizam em situações de brincadeiras livres permite repensar ações pedagógicas, tornando-as mais condizentes com a cultura da infância.

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Biografia do Autor

Gabriela Medeiros Nogueira, Universidade Federal do Rio Grande

Professora no Instituto de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Realizou estágio pós-doutoral na University of Illinois at Urbana-Champaign, USA.

Eliane Teresinha Peres, Universidade Federal de Pelotas

Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, com estágio no exterior (PDEE) na Universidade de Lisboa (doutorado-sanduíche). Realizou estágio pós-doutoral na University of Illinois at Urbana-Cham-paign, USA.

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Publicado

05-05-2017

Como Citar

NOGUEIRA, G. M.; PERES, E. T. Estratégias, negociações e disputas em uma situação de brincadeira na educação infantil. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 24, n. 1, 2017. DOI: 10.5335/rep.v24i1.6999. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/6999. Acesso em: 5 out. 2024.