A docência no armário: o silenciamento das relações de gênero nos planos de educação

Autores

  • Ivan Amaro Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v24i1.6998

Palavras-chave:

Gênero. Planos de educação. Sexualidade.

Resumo

No Brasil, a redemocratização trouxe esperança para a construção de um país ancorado em princípios de respeito, participação, liberdade de expressão, diferença, diversidade. Paradoxalmente, o enfrentamento dos pre -conceitos, da violência, da discriminação permanece, ainda, como pauta prioritária de uma agenda democrática e defensora dos direitos humanos, tendo em vista uma perspectiva conservadora que se expressa em organizações religiosas e embrenham-se nas estruturas políticas de decisão do Estado. O objetivo é problematizar os desdobramentos a partir da aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024), identificando de que forma as temáticas de gênero e sexualidade foram demarcadas na elaboração dos Planos Municipais de Educação (PMEs). O foco deste estudo recai sobre algumas reflexões acerca das (in)conformações que se materializam nos PMEs de dois municípios da Baixada Fluminense, situando-as no contexto de movimentos conservadores locais e de perspectivas de intervirem no trabalho docente, estabelecendo um contexto de proibições e silenciamentos. Ao mesmo tempo em que o alinhamento dos planos estaduais e municipais ao PNE pode manter a “docência no armário” e “amordaçar” docentes, há, também, brechas para implementar ações de combate ao preconceito, à discriminação, à violência em relação às diversas manifestações de gênero e de orientação sexual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivan Amaro, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professor do Departamento de Formação de Professores e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

05-05-2017

Como Citar

AMARO, I. A docência no armário: o silenciamento das relações de gênero nos planos de educação. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 24, n. 1, 2017. DOI: 10.5335/rep.v24i1.6998. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/6998. Acesso em: 5 dez. 2024.