Filosofia da educação e pesquisa educacional: movimentos em direção ao diálogo

Autores

  • José Pedro Boufleuer Universidade Federal do Rio Grande do Sul Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Paulo Evaldo Fensterseifer Universidade Estadual de Campinas Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v23i2.6534

Palavras-chave:

Filosofia da educação. Pensamento pós-metafísico. Pesquisa educacional. Teoria educacional.

Resumo

Partindo da noção de “interlocução de saberes” como modo desejável de articulação dos diferentes campos disciplinares que pretendem oferecer contribuições para o campo da pesquisa educacional, o presente artigo busca situar os âmbitos da filosofia e da educação na perspectiva de qualificá-los como polos dialogantes e em movimento de aproximação. Nesse sentido, reflete sobre o que se põe do lado da educação e do lado da filosofia como campos específicos do saber, cada qual com suas tarefas e seus desafios, e na perspectiva de um diálogo fecundo. Na sequência, o artigo aponta para alguns movimentos de aproximação entre a filosofia da educação e a pesquisa educacional, considerando dimensões como a historicidade de todo o conhecimento, a constituição de competências específicas em cada campo de saber, a disposição para a crítica, movimentos que se orientam por uma noção de racionalidade que se amplia por meio dos espaços de entendimento intersubjetivo e que se põem na perspectiva de um modo de filosofar já não mais metafísico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Pedro Boufleuer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Paulo Evaldo Fensterseifer, Universidade Estadual de Campinas Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

21-11-2016

Como Citar

BOUFLEUER, J. P.; FENSTERSEIFER, P. E. Filosofia da educação e pesquisa educacional: movimentos em direção ao diálogo. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 23, n. 2, 2016. DOI: 10.5335/rep.v23i2.6534. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/6534. Acesso em: 17 jul. 2025.