Filosofia da educação e pesquisa educacional: movimentos em direção ao diálogo
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v23i2.6534Palavras-chave:
Filosofia da educação. Pensamento pós-metafísico. Pesquisa educacional. Teoria educacional.Resumo
Partindo da noção de “interlocução de saberes” como modo desejável de articulação dos diferentes campos disciplinares que pretendem oferecer contribuições para o campo da pesquisa educacional, o presente artigo busca situar os âmbitos da filosofia e da educação na perspectiva de qualificá-los como polos dialogantes e em movimento de aproximação. Nesse sentido, reflete sobre o que se põe do lado da educação e do lado da filosofia como campos específicos do saber, cada qual com suas tarefas e seus desafios, e na perspectiva de um diálogo fecundo. Na sequência, o artigo aponta para alguns movimentos de aproximação entre a filosofia da educação e a pesquisa educacional, considerando dimensões como a historicidade de todo o conhecimento, a constituição de competências específicas em cada campo de saber, a disposição para a crítica, movimentos que se orientam por uma noção de racionalidade que se amplia por meio dos espaços de entendimento intersubjetivo e que se põem na perspectiva de um modo de filosofar já não mais metafísico.Downloads
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Publicado
21-11-2016
Como Citar
BOUFLEUER, J. P.; FENSTERSEIFER, P. E. Filosofia da educação e pesquisa educacional: movimentos em direção ao diálogo. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 23, n. 2, 2016. DOI: 10.5335/rep.v23i2.6534. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/6534. Acesso em: 17 jul. 2025.
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Artigos
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