Condições de trabalho docente na universidade pública brasileira: um mapeamento de estudos
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v22i2.5561Resumo
Este trabalho consiste em uma sistematização de estudos sobre as condições de trabalho docente na universidade pública brasileira, publicados no período de 2006-2010, em três fontes: Reuniões Anuais da ANPEd, Banco de Teses e Dissertações da Capes e Revista Universidade e Sociedade. Buscou-se mapear e analisar as publicações oriundas dessas fontes. O trabalho iniciou-se com uma pesquisa bibliográfica sobre o trabalho docente na universidade pública brasileira; em seguida procedeu-se a um levantamento das produções sobre o referido tema nas três fontes mencionadas. Dentre as evidências dos artigos mapeados, pode-se destacar: o estudo do tema em questão ainda aparece de forma incipiente nas reuniões anuais da ANPEd e no Banco de Teses e Dissertações da Capes. Já na Revista Universidade e Sociedade ele é significativamente contemplado, o que pode ser justificado pelo fato de esta revista ter como foco de problematização questões afeitas ao ensino superior. Diante da revisão feita, entende-se que os estudos sobre as condições de trabalho docente na universidade pública ainda constituem uma lacuna e precisam de maior investimento, sobretudo na conjuntura de expansão das instituições públicas de ensino superior no contexto do Reuni.Downloads
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Publicado
07-12-2015
Como Citar
BRANDÃO, A. C. P.; FERENC, A. V. F.; BRAÚNA, R. de C. A. Condições de trabalho docente na universidade pública brasileira: um mapeamento de estudos. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 22, n. 2, 2015. DOI: 10.5335/rep.v22i2.5561. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/5561. Acesso em: 15 maio. 2025.
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Artigos
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