Condições de trabalho docente na universidade pública brasileira: um mapeamento de estudos

Autores

  • Ana Carolina Pessoa Brandão Universidade Federal de Viçosa
  • Alvanize Valente Fernandes Ferenc Universidade Federal de São Carlos
  • Rita de Cássia Alcântara Braúna Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v22i2.5561

Resumo

Este trabalho consiste em uma sistematização de estudos sobre as condições de trabalho docente na universidade pública brasileira, publicados no período de 2006-2010, em três fontes: Reuniões Anuais da ANPEd, Banco de Teses e Dissertações da Capes e Revista Universidade e Sociedade. Buscou-se mapear e analisar as publicações oriundas dessas fontes. O trabalho iniciou-se com uma pesquisa bibliográfica sobre o trabalho docente na universidade pública brasileira; em seguida procedeu-se a um levantamento das produções sobre o referido tema nas três fontes mencionadas. Dentre as evidências dos artigos mapeados, pode-se destacar: o estudo do tema em questão ainda aparece de forma incipiente nas reuniões anuais da ANPEd e no Banco de Teses e Dissertações da Capes. Já na Revista Universidade e Sociedade ele é significativamente contemplado, o que pode ser justificado pelo fato de esta revista ter como foco de problematização questões afeitas ao ensino superior. Diante da revisão feita, entende-se que os estudos sobre as condições de trabalho docente na universidade pública ainda constituem uma lacuna e precisam de maior investimento, sobretudo na conjuntura de expansão das instituições públicas de ensino superior no contexto do Reuni.

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Publicado

07-12-2015

Como Citar

BRANDÃO, A. C. P.; FERENC, A. V. F.; BRAÚNA, R. de C. A. Condições de trabalho docente na universidade pública brasileira: um mapeamento de estudos. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 22, n. 2, 2015. DOI: 10.5335/rep.v22i2.5561. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/5561. Acesso em: 15 maio. 2025.