Estudo das rampas para cadeirantes: uma proposta de tema interdisciplinar para o ensino médio

Autores

  • Cleci Teresinha Werner da Rosa Universidade de Passo Fundo
  • Luiz Marcelo Darroz Universidade de Passo Fundo
  • Alvaro Becker da Rosa Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v21i1.3879

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade. Física. Rampas para cadeirantes.

Resumo

O presente texto descreve uma proposta de tema interdisciplinar para ser abordado no ensino médio, tendo como amparo a legislação nacional, a proposta pedagógica para o ensino médio politécnico e a educação profissional integrada ao ensino médio do estado do Rio Grande do Sul. A questão central a ser explorada, no que se refere ao tema gerador do estudo, está na existência de um número reduzido de rampas nas ruas das cidades gaúchas e nas quais não se consideram as inclinações necessárias para serem acessadas pelos cadeirantes, o que dificulta a sua locomoção. Diante da constatação dessa problemática, busca-se discuti-la com os estudantes, de modo a promover a conscientização e a superação da compartimentação dos saberes. Também, pretende-se, com este texto, proporcionar uma alternativa de intervenção didática, subsidiando metodologicamente os professores, oferecendo-lhes possibilidades de contribuir na amenização de algumas dificuldades encontradas no processo de interdisciplinaridade e instigando-os a considerarem tais possibilidade sem seu fazer pedagógico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo

Professora do curso de Física e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade de Passo Fundo. Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC.

Luiz Marcelo Darroz, Universidade de Passo Fundo

Professor do curso de Física da Universidade de Passo Fundo, da Escola Redentorista Instituto Menino Deus e do Colégio Notre Dame Passo Fundo. Mestre em Ensino de Física, doutorando em Educação em Ciências pela UFRGS.

Alvaro Becker da Rosa, Universidade de Passo Fundo

Professor do curso de Física. Mestre em Engenharia Biomédica na Universidade de Passo Fundo.

Downloads

Publicado

25-03-2014

Como Citar

ROSA, C. T. W. da; DARROZ, L. M.; ROSA, A. B. da. Estudo das rampas para cadeirantes: uma proposta de tema interdisciplinar para o ensino médio. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 21, n. 1, 2014. DOI: 10.5335/rep.v21i1.3879. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/3879. Acesso em: 24 jun. 2025.