Estudo das rampas para cadeirantes: uma proposta de tema interdisciplinar para o ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v21i1.3879Palavras-chave:
Interdisciplinaridade. Física. Rampas para cadeirantes.Resumo
O presente texto descreve uma proposta de tema interdisciplinar para ser abordado no ensino médio, tendo como amparo a legislação nacional, a proposta pedagógica para o ensino médio politécnico e a educação profissional integrada ao ensino médio do estado do Rio Grande do Sul. A questão central a ser explorada, no que se refere ao tema gerador do estudo, está na existência de um número reduzido de rampas nas ruas das cidades gaúchas e nas quais não se consideram as inclinações necessárias para serem acessadas pelos cadeirantes, o que dificulta a sua locomoção. Diante da constatação dessa problemática, busca-se discuti-la com os estudantes, de modo a promover a conscientização e a superação da compartimentação dos saberes. Também, pretende-se, com este texto, proporcionar uma alternativa de intervenção didática, subsidiando metodologicamente os professores, oferecendo-lhes possibilidades de contribuir na amenização de algumas dificuldades encontradas no processo de interdisciplinaridade e instigando-os a considerarem tais possibilidade sem seu fazer pedagógico.Downloads
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Publicado
25-03-2014
Como Citar
ROSA, C. T. W. da; DARROZ, L. M.; ROSA, A. B. da. Estudo das rampas para cadeirantes: uma proposta de tema interdisciplinar para o ensino médio. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 21, n. 1, 2014. DOI: 10.5335/rep.v21i1.3879. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/3879. Acesso em: 24 jun. 2025.
Edição
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Artigos
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