Avaliação docente antidemocrática: influência na prática pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.2013.3562Palavras-chave:
Avaliação docente. Gestão escolar antidemocrática. Prática pedagógica.Resumo
A pesquisa desenvolveu-se em um centro de ensino particular onde a prática pedagógica docente é avaliada por alunos e seus resultados dão fulcro à tomada de decisões do proprietário/gestor escolar. O artigo tem como propósito identificar se a aplicação da avaliação docente, enquanto instrumento de gestão antidemocrática, altera a prática pedagógica docente, influenciando no processo de ensino-aprendizagem. A metodologia aplicada é qualitativa, embasada em análise fenomenológica, descritiva e bibliográfica, com técnicas de questionário, entrevista despadronizada e observação sistemática para constatar-se ou não a solidez das respostas. Os resultados demonstram que a avaliação docente proporciona, por parte do gestor, docentes e alunos, ações restritivas pedagógicas, retaliadoras hierárquicas, controladoras patronais e punitivas de vinditas, coexistindo, assim, aversão à avaliação por parte dos professores. A avaliação docente não pode restringir a prática pedagógica docente, mas deve se constituir em momento de expectativa pelos sujeitos da instituição para que, com seus resultados, busque-se a melhoria do processo de ensino-aprendizagem.Downloads
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Publicado
11-10-2013
Como Citar
BOUTH, R. N. de S. Avaliação docente antidemocrática: influência na prática pedagógica. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 20, n. 2, 2013. DOI: 10.5335/rep.2013.3562. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/3562. Acesso em: 6 dez. 2024.
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Artigos
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