Gestores escolares e suas representações sociais de ciclos de aprendizagem

Autores

  • Laeda Bezerra Machado Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.2013.3559

Palavras-chave:

Ciclos de aprendizagem. Gestores escolares. Representações sociais.

Resumo

Este artigo identifica e discute as representações sociais de ciclos de aprendizagem entre gestores do sistema municipal de Recife-PE. Entende-se representações sociais como teorias do saber comum, formas simples de as pessoas explicarem a realidade. Essas explicações guiam ações e comportamentos dos sujeitos. O estudo, de natureza qualitativa, foi desenvolvido em escolas da rede municipal de Recife-PE, utilizando como instrumentos para a coleta dos dados questionário e entrevista semiestruturada. Participaram do estudo 30 profissionais integrantes da equipe gestora de escolas municipais. Os dados foram organizados e discutidos com base na análise de conteúdo. Os resultados obtidos com a investigação da qual decorre este artigo revelaram os sentidos de ciclos que o grupo compartilha: imposição desse regime à rede, falta de infraestrutura das escolas para efetivação da proposta e precarização do trabalho docente. Esses sentidos interferem negativamente no processo de ensino-aprendizagem, impedindo um bom desenvolvimento do trabalho pedagógico nas escolas.

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Biografia do Autor

Laeda Bezerra Machado, Universidade Federal de Pernambuco

Professora Associada, vinculada ao Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional, ao Programa de Pós-Graduação em Educação e ao Núcleo de Formação de Professores e Prática Pedagógica da UFPE, Recife-PE. Doutora em Educação. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq.

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Publicado

11-10-2013

Como Citar

MACHADO, L. B. Gestores escolares e suas representações sociais de ciclos de aprendizagem. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 20, n. 2, 2013. DOI: 10.5335/rep.2013.3559. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/3559. Acesso em: 6 dez. 2024.