As meninas estão na rede: a inclusão digital na terceira idade

Autores

  • Larissa Medianeira Bolzan
  • Mauri Leodir Löbler Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.2013.3557

Palavras-chave:

Inclusão digital. Etnografia. Inclusão social.

Resumo

Neste estudo, buscou-se compreender como ocorre o processo de inclusão digital de idosos com base nas percepções de indivíduos participantes de um grupo de terceira idade que usa a inclusão digital como ferramenta para a inclusão social. Para atingir o objetivo, realizou-se uma pesquisa de caráter etnográfico. Como resultados, destacaram-se descobertas como o processo de afetização e socialização que ocorre durante o período destinado à construção de conhecimento sobre as tecnologias de informação e comunicação (TICs). No que se refere ao impacto da inclusão digital na vida dos idosos, percebeu-se o aumento do nível de autoestima. Os indivíduos que participaram da proposta da política pública tornaram-se mais confiantes frente à tecnologia, à sociedade e à família.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Medianeira Bolzan

Mestra e Graduada em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutoranda em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Mauri Leodir Löbler, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Adjunto do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria. Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria. Graduado em Administração pela mesma instituição.

Downloads

Publicado

11-10-2013

Como Citar

BOLZAN, L. M.; LÖBLER, M. L. As meninas estão na rede: a inclusão digital na terceira idade. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 20, n. 2, 2013. DOI: 10.5335/rep.2013.3557. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/3557. Acesso em: 11 dez. 2024.