Práticas pedagógicas com a web 2.0 no ensino fundamental

Autores

  • Patrícia Brandalise Scherer Bassani Universidade Feevale
  • Débora Nice Ferrari Barbosa Universidade Feevale
  • Patrícia Thoma Eltz

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.2013.3556

Palavras-chave:

Web 2.0. Artefato tecnológico digital. Ensino fundamental. Ambientes pessoais de aprendizagem.

Resumo

A presente pesquisa, de abordagem qualitativa, busca apresentar um panorama das práticas pedagógicas com o uso da web 2.0, desenvolvidas nos anos finais do ensino fundamental. A abordagem privilegiada neste artigo é exploratória. A coleta de dados envolveu uma pesquisa bibliográfica com base nos trabalhos publicados nos anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE, 2012) e do Workshop em Informática na Educação (WIE, 2012), bem como nos artigos publicados na Revista Novas Tecnologias na Educação (Renote, 2012 - números 1, 2 e 3 do volume 10). Foram analisados, ao todo, 256 artigos. Os resultados apontam que o número de pesquisas compartilhadas na área acadêmica, envolvendo o uso de ferramentas web 2.0 na educação, em especial nos anos finais do ensino fundamental, ainda é bastante reduzido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Brandalise Scherer Bassani, Universidade Feevale

Doutora em Informática na Educação (UFRGS). Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale.

Débora Nice Ferrari Barbosa, Universidade Feevale

Doutora em Ciência da Computação (UFRGS). Professora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale. Bolsista de Produtividade do CNPq.

Patrícia Thoma Eltz

Mestra em Educação (UFRGS). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale.

Downloads

Publicado

11-10-2013

Como Citar

BASSANI, P. B. S.; BARBOSA, D. N. F.; ELTZ, P. T. Práticas pedagógicas com a web 2.0 no ensino fundamental. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 20, n. 2, 2013. DOI: 10.5335/rep.2013.3556. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/3556. Acesso em: 13 out. 2024.