O público e o privado nas redes sociais: algumas reflexões segundo Zygmunt Bauman

Autores

  • Cristiane Koehler
  • Marie Jane Soares Carvalho Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.2013.3555

Palavras-chave:

Modernidade líquida. Público. Privado. Redes sociais. Cibercultura.

Resumo

Este artigo foi escrito a partir das reflexões realizadas com base na leitura das obras do sociólogo Zygmunt Bauman, que foram propostas em disciplina de curso de pós-graduação. As leituras foram realizadas individualmente, e as discussões foram feitas com o grupo de colegas, em momentos presenciais na sala de aula e em momentos à distância e online, mediados pela rede social Facebook. O objetivo deste artigo é apresentar as principais ideias discutidas sobre os conceitos do que é público e privado e relacioná-los com o conceito de privacidade e com o comportamento da geração digital, no contexto das redes sociais na cibercultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Koehler

Mestra em Ciência da Computação (UFSC), Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PGIE), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Marie Jane Soares Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Pós-Doutora (UNED-Madrid), Doutora em Educação (UFRGS), Professora da Faculdade de Educação (FACED) do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) e do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PGIE), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

11-10-2013

Como Citar

KOEHLER, C.; CARVALHO, M. J. S. O público e o privado nas redes sociais: algumas reflexões segundo Zygmunt Bauman. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 20, n. 2, 2013. DOI: 10.5335/rep.2013.3555. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/3555. Acesso em: 6 dez. 2024.