Leitura e aprendizagem em contextos digitais: dedicar o tempo necessário para pensar

Autores

  • Roberto Maragliano Università Roma Tre/Itália.

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.2013.3554

Palavras-chave:

Leitura e aprendizagem. Ambientes digitais. Lógicas da rede.

Resumo

Os processos de digitalização das práticas e a sua inclusão em lógicas da rede estão envolvendo dois dos mais delicados setores da organização didática: a leitura e a aprendizagem. Em cada um desses setores, estão emergindo hábitos, perspectivas e até valores muito diferentes daqueles que recebemos como herança e que pensávamos ser absolutos. É cedo para dizer com segurança aonde nos levarão os processos em andamento. As turbulências recém começaram, mas já é possível prever, hoje, que todo o setor de formação, escolar e universitária, sairá desses processos intimamente modificado. Portanto, é cedo para pensar em regulamentações. Resta-nos tomar parte ativa nos movimentos, aceitando também seus aspectos anárquicos, e nos empenharmos a entender, sem preconceitos, o que está em jogo e por quê.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Maragliano, Università Roma Tre/Itália.

Professor e pesquisador do Dipartamento di Scienzi della dormazione dell’Università Roma Tre.

Downloads

Publicado

11-10-2013

Como Citar

MARAGLIANO, R. Leitura e aprendizagem em contextos digitais: dedicar o tempo necessário para pensar. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 20, n. 2, 2013. DOI: 10.5335/rep.2013.3554. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/3554. Acesso em: 6 dez. 2024.