Hacking education. A formação entre a abertura e a tecnologia.
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.2013.3553Palavras-chave:
Educação. Tecnologia. Abertura. Hacker. Mídia.Resumo
Todas as instituições de ensino, incluindo escolas e universidades, baseiam-se no uso das tecnologias. Estas não são apenas ferramentas, mas, mais propriamente, meios de comunicação que têm trabalhado por um longo tempo como verdadeiros tradutores de experiências. Tem sido assim tanto para a exposição oral quanto para o livro-texto, com consequências de sua relevância educacional sobre os métodos de construção e tradução do conhecimento. As tecnologias de comunicação digital, em especial, os ambientes de rede, que estão afetando a maioria das formas de relações sociais e de intercâmbio de conhecimento, oferecem-se, cada vez mais, como arquiteturas para a participação do usuário, colocando novos desafios para os sistemas de ensino. A construção da internet e da web mostra uma abordagem diferente para a aprendizagem e para a promoção da criatividade: a cooperação horizontal e a comunicação aberta são as bases da cultura hacker, que tem sido o terreno fértil para as mais importantes inovações tecnológicas das últimas décadas. Essas práticas e esses valores, também devidamente modificados e atualizados, podem funcionar como um guia para uma reformulação radical dos sistemas de ensino.Downloads
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Publicado
11-10-2013
Como Citar
PIREDDU, M. Hacking education. A formação entre a abertura e a tecnologia. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 20, n. 2, 2013. DOI: 10.5335/rep.2013.3553. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/3553. Acesso em: 6 dez. 2024.
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Artigos
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