Discursos sobre fragilidade feminina: educação da mulher no Brasil colônia

Autores

  • Carmen Lúcia Fornari Diez Uniplac

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.2013.3124

Resumo

A proposta deste estudo é realizar uma arque-genealogia dos discursos sobre a mulher no Brasil colonial, discursos que elaboraram a imagem de fragilidade feminina como justificativa das práticas que designaram ao “sexo frágil”, historicamente, um lugar subalterno nas relações sociais. O interesse da pesquisa se insere nas temáticas história da educação feminina, gênero, sexualidade e corpo, áreas que, portanto, hoje são indispensáveis para a interlocução da educação com as ciências humanas.

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Publicado

23-04-2013

Como Citar

DIEZ, C. L. F. Discursos sobre fragilidade feminina: educação da mulher no Brasil colônia. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 19, n. 2, 2013. DOI: 10.5335/rep.2013.3124. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/3124. Acesso em: 14 jul. 2025.