OS JOVENS NA CONTEMPORANEIDADE: A EXPERIÊNCIA DA ARTICULAÇÃO ENTRE A DINÂMICA DA ESCOLA E UM PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL

Autores

  • Joseilda Sampaio de Souza
  • Maria Helena Silveira Bonilla Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.2013.2834

Palavras-chave:

Cultura digital. Formação de professores. Jovens contemporâneos.

Resumo

O texto apresenta alguns resultados da pesquisa de mestrado, realizada entre os anos de 2009 e 2010, que investigou e analisou a possível interdependência entre dois projetos– um curso de pedagogia vinculado a um programa de formação de professores e um projeto de inclusão digital identificado como Tabuleiro Digital.Para a pesquisa adotamos como proposta metodológica a investigação qualitativa, de natureza exploratória e interpretativa, situados na etnopesquisa formação. Assim, apresentamos as características de jovens que estudam em duas escolas públicas municipais da cidade de Irecê, localizada no interior da Bahia, com o objetivo de apresentarmos a reflexão acercada constituição da cultura digital entre esses sujeitos. Esses jovens são alunos de professores-cursistas de um curso de pedagogia, portanto, estão integrados à dinâmica escolar e alguns deles são sujeitos interagentes de um projeto de inclusão digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joseilda Sampaio de Souza

Mestra em Educação, Universidade Federal da Bahia.

Maria Helena Silveira Bonilla, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Educação II – Faculdade de Educação Universidade Federal da Bahia. Av. Reitor Miguel Calmon, s/n, Campus Vale do Canela,BA – Brasil.

Downloads

Publicado

22-12-2012

Como Citar

SOUZA, J. S. de; BONILLA, M. H. S. OS JOVENS NA CONTEMPORANEIDADE: A EXPERIÊNCIA DA ARTICULAÇÃO ENTRE A DINÂMICA DA ESCOLA E UM PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 19, n. 1, 2012. DOI: 10.5335/rep.2013.2834. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/2834. Acesso em: 15 jun. 2025.