REGIONALIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE: COMPARAÇÕES ENTRE BRASIL E PORTUGAL

Autores

  • Ludimar Pegoraro Uniplac/SC e Uniarp/SC

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.2013.2832

Palavras-chave:

Brasil. Políticas locais/regionais de educação superior. Portugal. Regionalidade da universidade. Universidade.

Resumo

Este texto analisa o processo de regionalização da universidade, fazendo comparações entre Brasil e Portugal. O trabalho procura mostrar aspectos, particularidades, que possibilitam o entendimento da influência, significação local e regional da instituição. As análises são construídas a partir de estudos bibliográficos e de campo. A pesquisa de campo foi feita a partir de entrevistas com pesquisadores portugueses durante estágio sanduíche realizado entre novembro de 2005 a março de 2006, no Centro de Estudos Sociais (CES), Faculdade de Economia (FE), na Universidade de Coimbra (UC), Portugal, sob orientação de Boaventura de Sousa Santos. No Brasil, os estudos foram desenvolvidos durante a realização do mestrado e doutorado que tratam da temática universidade e, também, de experiências nesse segmento há23 anos. Tomando a sociedade como referência, as universidades, embora submetidas a uma dinâmica de interdependência global, necessitam pensar e atender as expectativas locais/regionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ludimar Pegoraro, Uniplac/SC e Uniarp/SC

Mestre em Educação pela Unicentro/Unicamp, Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com estágio sanduíche na Universidade de Coimbra, Faculdade de Economia, Centro de Estudos Sociais. Professor e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Educação na Uniplac - SC eUniarp - SC.

Downloads

Publicado

22-12-2012

Como Citar

PEGORARO, L. REGIONALIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE: COMPARAÇÕES ENTRE BRASIL E PORTUGAL. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 19, n. 1, 2012. DOI: 10.5335/rep.2013.2832. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/2832. Acesso em: 15 jun. 2025.