CONVERSAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO POPULAR E EDUCAÇÃO PERMANENTE – PROPOSTAS CONCORRENTES E COMPLEMENTARES?

Autores

  • Marina Patrício Arruda Universidade do Planalto Catarinense - Uniplac
  • Gomercindo Ghiggi Universidade Federal de Pelotas - UFPel

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.2013.2831

Palavras-chave:

Ciência. Conversação entre educadores. Educação popular e educação permanente.

Resumo

O objetivo desse artigo é aproximar os conceitos de educação popular e educação permanente discutindo-os sob determinadas bases epistemológicas. A ciência entendida como um produto social histórico também evolui por meio de conversações entre educadores. Nesse sentido, buscamos estabelecer alguns parâmetros entre essas duas concepções em busca de uma discussão que seja relevante para a educação ao tomar nossa prática como objeto de reflexão. No entrecruzamento de várias opiniões e ideias é possível descobrir novas dimensões concorrentes e complementares nas propostas de educação popular e de educação permanente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Patrício Arruda, Universidade do Planalto Catarinense - Uniplac

Doutora em Serviço Social e pós-doutoranda em Educação pela PUCRS. Professora do PPGE da Uniplac - Mestrado. É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Saúde e Qualidade de Vida.

Gomercindo Ghiggi, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Doutor em Educação pela UFRGS. Mestre em Antropologia Filosófica pela PUCRS, graduado em Filosofia pela UCPel. Coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPel. Participa do Grupo de Pesquisa - Filosofia, Educação e Práxis Social e da Linha de Pesquisa: Filosofia e História da Educação do PPGE da UFPel.

Downloads

Publicado

22-12-2012

Como Citar

ARRUDA, M. P.; GHIGGI, G. CONVERSAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO POPULAR E EDUCAÇÃO PERMANENTE – PROPOSTAS CONCORRENTES E COMPLEMENTARES?. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 19, n. 1, 2012. DOI: 10.5335/rep.2013.2831. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/2831. Acesso em: 15 jun. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)