EM BUSCA DE INDICADORES DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PRÁTICAS DE COLABORAÇÃO DO PROFESSOR DE APOIO EDUCATIVO COM O PROFESSOR DA TURMA QUE “INCLUI” ALUNOS CONSIDERADOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS

Autores

  • Isabel Sanches Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias/Lisboa - Portugal

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.2013.2829

Palavras-chave:

Cooperação com o professor da turma. Educação inclusiva. Necessidades educativas especiais. Professores de apoio educativo.

Resumo

Pretende-se com este artigo dar conta da forma como colaboram os professores de apoio educativo, do primeiro ciclo do ensino básico, da Região Educativa de Lisboa (Portugal), com os professores das turmas que “incluem” alunos considerados com necessidades educativas especiais (NEEs). A recolha empírica foi feita pela aplicação de questionário a 340 professores de apoio educativo (46,9% da população-alvo). Da informação analisada, utilizando o Statistical Packagefor the Social Sciences (SPSS), apurou-se que a colaboração existente se verifica nas seguintes atividades: planificação das atividades, reflexão/avaliação, trabalho com a classe, em conjunto, orientação das atividades do aluno com NEEs. O maior enfoque de colaboração recai na reflexão/avaliação do aluno e o menor no trabalho com a turma/classe, em conjunto, donde o pouco enfoque em práticas mais inclusivas.

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Biografia do Autor

Isabel Sanches, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias/Lisboa - Portugal

Doutoramento em Ciências da Educação pela Université Lumière, Lyon 2, France. Professora Associada; cocoordenadora do mestrado em Educação Especial; coordenadora do núcleo de investigação “Educação inclusiva” Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias(Lisboa - Portugal) – Departamento: Instituto de Educação.

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Publicado

22-12-2012

Como Citar

SANCHES, I. EM BUSCA DE INDICADORES DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PRÁTICAS DE COLABORAÇÃO DO PROFESSOR DE APOIO EDUCATIVO COM O PROFESSOR DA TURMA QUE “INCLUI” ALUNOS CONSIDERADOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 19, n. 1, 2012. DOI: 10.5335/rep.2013.2829. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/2829. Acesso em: 15 jun. 2025.