EM BUSCA DE INDICADORES DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PRÁTICAS DE COLABORAÇÃO DO PROFESSOR DE APOIO EDUCATIVO COM O PROFESSOR DA TURMA QUE “INCLUI” ALUNOS CONSIDERADOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.2013.2829Palavras-chave:
Cooperação com o professor da turma. Educação inclusiva. Necessidades educativas especiais. Professores de apoio educativo.Resumo
Pretende-se com este artigo dar conta da forma como colaboram os professores de apoio educativo, do primeiro ciclo do ensino básico, da Região Educativa de Lisboa (Portugal), com os professores das turmas que “incluem” alunos considerados com necessidades educativas especiais (NEEs). A recolha empírica foi feita pela aplicação de questionário a 340 professores de apoio educativo (46,9% da população-alvo). Da informação analisada, utilizando o Statistical Packagefor the Social Sciences (SPSS), apurou-se que a colaboração existente se verifica nas seguintes atividades: planificação das atividades, reflexão/avaliação, trabalho com a classe, em conjunto, orientação das atividades do aluno com NEEs. O maior enfoque de colaboração recai na reflexão/avaliação do aluno e o menor no trabalho com a turma/classe, em conjunto, donde o pouco enfoque em práticas mais inclusivas.Downloads
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Publicado
22-12-2012
Como Citar
SANCHES, I. EM BUSCA DE INDICADORES DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PRÁTICAS DE COLABORAÇÃO DO PROFESSOR DE APOIO EDUCATIVO COM O PROFESSOR DA TURMA QUE “INCLUI” ALUNOS CONSIDERADOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 19, n. 1, 2012. DOI: 10.5335/rep.2013.2829. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/2829. Acesso em: 15 jun. 2025.
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Artigos
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