A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UMA ABORDAGEM A PARTIR DE PAULO FREIRE

Autores

  • Cledir Assísio Magri

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.2013.2824

Palavras-chave:

Cultura para os direitos humanos. Educação em direitos humanos. Educação problematizadora. Paulo Freire.

Resumo

Este estudo analisa a temática da educação em direitos humanos a partir do pensamento de Paulo Freire. Todo o esforço está na busca de localizar no construto teórico de Freire, em especial na pedagogia do oprimido, como este autor contribui para a construção de uma cultura para os direitos humanos, partindo do pressuposto de uma educação em direitos humanos.Mesmo conscientes da complexidade do tema, desafiamo-nos a elucidar um conjunto de aspectos em vista de “responder”a questão central desta pesquisa exposta na introdução. Acreditamos que o resultado deste trabalho, mesmo com suas limitações, poderá contribuir para o fortalecimento da construção de uma cultura para a vivência dos direitos humanos, tendo a educação papel primordial, sendo essa libertadora e problematizadora, como nos propõe Paulo Freire. A educação problematizadora proposta por Freire, a partir da sua metodologia, primando no processo de ensino--aprendizagem e a partir da realidade do sujeito, leva refletir sobre a realidade na qual o sujeito do processo está envolvido, buscando superar as situações de violação de direitos humanos. A educação problematizadora, pelo seu caráter político, possibilita o compromisso com a prática dos direitos humanos.

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Biografia do Autor

Cledir Assísio Magri

Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo e doutorando em Filosofia pela Universidade do Rio dos Sinos - Unisinos.

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Publicado

22-12-2012

Como Citar

MAGRI, C. A. A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UMA ABORDAGEM A PARTIR DE PAULO FREIRE. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 19, n. 1, 2012. DOI: 10.5335/rep.2013.2824. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/2824. Acesso em: 15 jun. 2025.