GESTÃO EDUCACIONAL E FORMAÇÃO CULTURAL EM DIREITOS HUMANOS

Autores

  • Eldon Henrique Mühl Universidade de Passo Fundo
  • Elisa Mainardi Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.2013.2823

Palavras-chave:

Direitos humanos. Gestão escolar. Política educacional.

Resumo

Promover a cidadania através da cultura dos direitos humanos tem sido colocado como uma nova tarefa da educação contemporânea. Tal desafio não requer apenas o domínio de conceitos ou de técnicas pedagógicas, mas um repertório de saberes que nos permita perceber e compreender a realidade de violação de direitos, a necessidade de sensibilizar-se e de agir-se na defesa e na promoção dos direitos dos indivíduos e o desenvolvimento de práticas sociais realizadoras de tais direitos. O presente texto discute a importância e a necessidade de uma gestão educacional promotora de uma cultura em e para os direitos humanos na escola. Para tanto, vale--se do estudo dos registros sistematizados em discussões pedagógicas construídas por professores envolvidos na elaboração do projeto político pedagógico da escola, no qual foi possível observar as concepções e práticas em educação em direitos humanos e o papel da gestão na orientação e animação desse processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eldon Henrique Mühl, Universidade de Passo Fundo

Doutor em Educação pela Unicamp - SP, professor da Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação em Direitos Humanos de Passo Fundo.

Elisa Mainardi, Universidade de Passo Fundo

Doutoranda do Programa de Educação em Ciências da Unijuí - RS, professora da Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação em Direitos Humanos de Passo Fundo.

Downloads

Publicado

22-12-2012

Como Citar

MÜHL, E. H.; MAINARDI, E. GESTÃO EDUCACIONAL E FORMAÇÃO CULTURAL EM DIREITOS HUMANOS. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 19, n. 1, 2012. DOI: 10.5335/rep.2013.2823. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/2823. Acesso em: 17 jul. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>