DIREITOS HUMANOS, RECONHECIMENTO E EDUCAÇÃO: POR UMA ABORDAGEM ECOLÓGICA

Autores

  • Paulo César Carbonari Instituto Superior de Filosofia Berthier - IFIBE

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.2013.2822

Palavras-chave:

Boaventura de Sousa Santos. Direitos humanos. Educação. Reconhecimento.

Resumo

O artigo faz uma exposição do sentido dos direitos humanos e do significado da educação em direitos humanos como processo preparatório para gerar subsídios para pensar alternativas para relacionar direitos, reconhecimento e educação. Propõe uma abordagem à luz da proposta de Boaventura de Sousa Santos para enfrentar a questão dos direitos humanos em nosso tempo. Particularmente, defende a ideia de tratar-se a ecologia como forma alternativa para enfrentar a transição paradigmática demandada hoje pelos direitos humanos em contextos de globalização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo César Carbonari, Instituto Superior de Filosofia Berthier - IFIBE

Doutorando em filosofia (Unisinos), mestre em filosofia (UFG), professor de filosofia no Instituto Superior de Filosofia Berthier, conselheiro nacional do Movimento Nacional de Direitos Humanos, membro do Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos (CNEDH--SDH/PR).

Downloads

Publicado

22-12-2012

Como Citar

CARBONARI, P. C. DIREITOS HUMANOS, RECONHECIMENTO E EDUCAÇÃO: POR UMA ABORDAGEM ECOLÓGICA. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 19, n. 1, 2012. DOI: 10.5335/rep.2013.2822. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/2822. Acesso em: 15 jun. 2025.