DIREITOS HUMANOS, RECONHECIMENTO E EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.2013.2821Palavras-chave:
Educação em direitos humanos. Educação intercultural. Igualdade e diferença. Mapa conceitual.P olíticas de reconhecimento e redistribuição.Resumo
No mundo atual, a relação entre as questões relativas à justiça, superação das desigualdades e democratização de oportunidades e as referente são reconhecimento de diferentes grupos culturais se fazem cada vez mais estreitas. Nesse sentido, amplia-se a problemática dos direitos humanos, muitas vezes entendidos como direitos exclusivamente individuais e fundamentalmente civis e políticos. Cada vez mais se afirma a importância dos direitos coletivos, culturais e ambientais e, nesse sentido, a luta pelo reconhecimento das diferentes identidades evidencia a consciência de que a injustiça cultural é a outra cara da injustiça distributiva nos marcos de construção democrática, em que direitos de igualdade devem ser articulados com os direitos da diferença. Nessa perspectiva, a interculturalidade se apresenta como um caminho válido e uma proposta política na qual possam ser criadas condições e espaços para a construção de articulações entre esses direitos. Este artigo tem por objetivo aprofundar a discussão dessa problemática.Downloads
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Publicado
22-12-2012
Como Citar
SACAVINO, S. DIREITOS HUMANOS, RECONHECIMENTO E EDUCAÇÃO. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 19, n. 1, 2012. DOI: 10.5335/rep.2013.2821. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/2821. Acesso em: 15 jun. 2025.
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