DIREITOS HUMANOS, RECONHECIMENTO E EDUCAÇÃO

Autores

  • Susana Sacavino Pontefícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e ONG Novamerica.

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.2013.2821

Palavras-chave:

Educação em direitos humanos. Educação intercultural. Igualdade e diferença. Mapa conceitual.P olíticas de reconhecimento e redistribuição.

Resumo

No mundo atual, a relação entre as questões relativas à justiça, superação das desigualdades e democratização de oportunidades e as referente são reconhecimento de diferentes grupos culturais se fazem cada vez mais estreitas. Nesse sentido, amplia-se a problemática dos direitos humanos, muitas vezes entendidos como direitos exclusivamente individuais e fundamentalmente civis e políticos. Cada vez mais se afirma a importância dos direitos coletivos, culturais e ambientais e, nesse sentido, a luta pelo reconhecimento das diferentes identidades evidencia a consciência de que a injustiça cultural é a outra cara da injustiça distributiva nos marcos de construção democrática, em que direitos de igualdade devem ser articulados com os direitos da diferença. Nessa perspectiva, a interculturalidade se apresenta como um caminho válido e uma proposta política na qual possam ser criadas condições e espaços para a construção de articulações entre esses direitos. Este artigo tem por objetivo aprofundar a discussão dessa problemática.

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Biografia do Autor

Susana Sacavino, Pontefícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e ONG Novamerica.

Doutora em Educação pela PUC-Rio. Coordenadora Executiva da ONG Novamerica (Rio de Janeiro), diretora da revista Novamerica/Nuevamerica, membro da equipe de pesquisado Grupo de Estudos sobre o Cotidiano, Educação e Cultura/s (Gecec) do Departamento de Educação da PUC-Rio.

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Publicado

22-12-2012

Como Citar

SACAVINO, S. DIREITOS HUMANOS, RECONHECIMENTO E EDUCAÇÃO. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 19, n. 1, 2012. DOI: 10.5335/rep.2013.2821. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/2821. Acesso em: 15 jun. 2025.