Formação humana e cuidado de si: um encontro explosivo ou a possibilidade de pensar de outro modo a racionalidade e a ética na educação?

Autores

  • Pedro Angelo Pagni Professor Adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.2013.2431

Palavras-chave:

Cuidado de si. Estética da existência. Formação humana. Michel Foucault.

Resumo

O presente ensaio discute o problema da queda contemporânea da formação humana como uma possibilidade de abertura para pensá-la de outro modo. Para tal propósito, analisa os últimos cursos proferidos no Collège de France por Michel Foucault para averiguar a possibilidade da noção de cuidado de si e de psicagogia lançarem outro olhar sobre a formação humana. Ao adotar o ponto de vista da estética da existência argumenta pela possibilidade da concepção da vida como obra de arte ser uma alternativa à queda do moderno conceito de formação na contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Angelo Pagni, Professor Adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Mestre em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994), doutorado em Educação (1999) e Livre docência (2011) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professor Adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia da educação, filosofia da educação no Brasil, filosofia contemporânea e educação e ensino de filosofia.

Downloads

Publicado

24-05-2012

Como Citar

PAGNI, P. A. Formação humana e cuidado de si: um encontro explosivo ou a possibilidade de pensar de outro modo a racionalidade e a ética na educação?. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 18, n. 2, 2012. DOI: 10.5335/rep.2013.2431. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/2431. Acesso em: 20 mar. 2025.