Formação humana e cuidado de si: um encontro explosivo ou a possibilidade de pensar de outro modo a racionalidade e a ética na educação?
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.2013.2431Palavras-chave:
Cuidado de si. Estética da existência. Formação humana. Michel Foucault.Resumo
O presente ensaio discute o problema da queda contemporânea da formação humana como uma possibilidade de abertura para pensá-la de outro modo. Para tal propósito, analisa os últimos cursos proferidos no Collège de France por Michel Foucault para averiguar a possibilidade da noção de cuidado de si e de psicagogia lançarem outro olhar sobre a formação humana. Ao adotar o ponto de vista da estética da existência argumenta pela possibilidade da concepção da vida como obra de arte ser uma alternativa à queda do moderno conceito de formação na contemporaneidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
24-05-2012
Como Citar
PAGNI, P. A. Formação humana e cuidado de si: um encontro explosivo ou a possibilidade de pensar de outro modo a racionalidade e a ética na educação?. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 18, n. 2, 2012. DOI: 10.5335/rep.2013.2431. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/2431. Acesso em: 20 mar. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à revista o direito de primeira publicação.