Reconhecimento e mundo comum: possibilidades do diálogo pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.2013.2427Palavras-chave:
Diálogo pedagógico. Educação. Mundo comum. Paradigma da linguagem. Reconhecimento.Resumo
O presente artigo reflete sobre o potencial do diálogo pedagógico na configuração de um mundo humano comum, compreendendo a temática do reconhecimento como articulada aos processos de socialização e de individuação que estão na base da educação. Constatando o primado das relações sujeito-objeto na tematização pedagógica em boa parte da tradição educacional, o texto assume a linguagem como marca antropológica por excelência, o que permite a compreensão dos processos de formação dos indivíduos e das sociabilidades em perspectiva intersubjetiva. Emerge, então, o diálogo como o modo de acolher as novas gerações no mundo humano comum, operando já não em termos de mera adaptação ou reprodução, mas de modo criativo e transformador, para o que o diálogo pedagógico, nos termos propostos por Paulo Freire, se revela em seu potencial de produzir autênticas experiências formativas.Downloads
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Publicado
24-05-2012
Como Citar
BOUFLEUER, J. P. Reconhecimento e mundo comum: possibilidades do diálogo pedagógico. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 18, n. 2, 2012. DOI: 10.5335/rep.2013.2427. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/2427. Acesso em: 6 dez. 2024.
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Artigos
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