Reconhecimento e mundo comum: possibilidades do diálogo pedagógico

Autores

  • José Pedro Boufleuer Departamento de Humanidades e Educação da Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.2013.2427

Palavras-chave:

Diálogo pedagógico. Educação. Mundo comum. Paradigma da linguagem. Reconhecimento.

Resumo

O presente artigo reflete sobre o potencial do diálogo pedagógico na configuração de um mundo humano comum, compreendendo a temática do reconhecimento como articulada aos processos de socialização e de individuação que estão na base da educação. Constatando o primado das relações sujeito-objeto na tematização pedagógica em boa parte da tradição educacional, o texto assume a linguagem como marca antropológica por excelência, o que permite a compreensão dos processos de formação dos indivíduos e das sociabilidades em perspectiva intersubjetiva. Emerge, então, o diálogo como o modo de acolher as novas gerações no mundo humano comum, operando já não em termos de mera adaptação ou reprodução, mas de modo criativo e transformador, para o que o diálogo pedagógico, nos termos propostos por Paulo Freire, se revela em seu potencial de produzir autênticas experiências formativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Pedro Boufleuer, Departamento de Humanidades e Educação da Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Mestre em educação pela UFSM, Doutor em Educação pela UFRGS e professor do Departamento de Humanidades e Educação da Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Desenvolve pesquisas nos fundamentos da educação, especialmente nos seguintes temas: pedagogia, filosofia da educação, Habermas, ação comunicativa, paradigma da comunicação e agir comunicativo.

Downloads

Publicado

24-05-2012

Como Citar

BOUFLEUER, J. P. Reconhecimento e mundo comum: possibilidades do diálogo pedagógico. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 18, n. 2, 2012. DOI: 10.5335/rep.2013.2427. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/2427. Acesso em: 6 dez. 2024.