Construindo Caminhos

Educação Profissional e Tecnológica Emancipadora para a Comunidade Surda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.16515

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Surdos, Educação emancipadora

Resumo

Este artigo constitui um recorte da pesquisa sobre a educação de Surdos na Educação Profissional e Tecnológica, e tem como objetivo geral analisar as percepções de Surdos vinculados ao ensino técnico integrado ao ensino médio do Instituto Federal Catarinense, usuários da língua brasileira de sinais. Utilizamos a metodologia de análise do discurso delineada por Orlandi (1984) e a fundamentação teórica e analítica embasada por Ciavatta (2012), Dalcin (2009), Frigotto (2001), Lima (2018), Quadros (2004; 2016), Ramos (2008), Reichert (2015), Rezende (2010; 2022) e outros. Identificamos nos discursos dos estudantes Surdos um efeito de sentido comum: sentimento de desconforto e não pertencimento ao ambiente educacional, refletindo uma falta de afirmação de sua identidade Surda. Essas limitações afastam a possibilidade de assumir um papel protagonista no contexto onde estão inseridos. Concluímos que as condições de produção evidenciam a necessidade urgente de abordagens mais respeitosas e adequadas para proporcionar um caminho em direção a uma educação emancipadora para as pessoas Surdas na Educação Profissional e Tecnológica.

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Biografia do Autor

Samara dos Santos, Instituto Federal Catarinense - IFC

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT.  Graduanda em Letras-Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Pedagogia (2013) e Especialista em Língua Brasileira de Sinais -  Libras (2017) pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Com aprovação no exame Nacional para Certificação de Proficiência em Tradução e Interpretação da Libras/Língua Portuguesa/Libras. Atualmente é Tradutora Intérprete de Libras/Português do Instituto Federal Catarinense - Campus Blumenau.

Jorge da Cunha Dutra, Instituto Federal Catarinense - IFC

Doutor (2014) e Mestre (2010) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da UFPel. Licenciado em Filosofia (2010), pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel.  Licenciado em Pedagogia (2006), pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG.  Atualmente é Professor de Filosofia, Classe DIII, Nível 03 e Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão - DEPE e Diretor Geral Substituto do Instituto Federal Catarinense - Campus Blumenau.

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Publicado

26-11-2024

Como Citar

SANTOS, S. dos; DUTRA, J. da C. . Construindo Caminhos: Educação Profissional e Tecnológica Emancipadora para a Comunidade Surda. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e16515, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.16515. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/16515. Acesso em: 18 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo