O professor amplo de Lawrence Stenhouse e o ato de pensar como finalidade consciente da ação educativa em John Dewey

princípios de uma docência investigativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.16448

Palavras-chave:

docência, pesquisa, pedagogia, Dewey, Stenhouse

Resumo

O aperfeiçoamento docente e a consequente qualificação da ação educativa dos professores e das instituições educacionais é, ainda, um desafio espinhoso para a Pedagogia. Talvez, porque os docentes e os projetos de formação inicial que frequentam não estejam preocupados em fazer ciência educacional, mas em diplomar educadores para dar aula. Essa tendência, associada à tensão característica dos espaços educacionais, revoga da docência o estudo e a investigação constante da própria atuação pedagógica dos professores. Diante disso, o artigo pretende explorar essa temática a partir de John Dewey, que em sua obra Como pensamos faz a defesa de que a ação educativa deve objetivar o desenvolvimento do pensamento reflexivo, e a partir de Lawrence Stenhouse, que se destacou no cenário educacional com sua obra Investigación y desarrollo del curriculum, que propõe o estreitamento da relação docente e pesquisador, ou seja, o professor amplo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miguel da Silva Rossetto, Universidade de Passo Fundo

Doutor em Educação (2018); Mestre em Educação (2007); Graduado em Filosofia (2004) pela Universidade de Passo Fundo/UPF, Pós-graduado em MBA em Gestão de Pessoas (2012) pela Faculdade Meridional IMED. Atualmente é professor permanente do Programa de Pós-graduação em Educação, professor do Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade/IHCEC e Diretor da Diretoria de Ensino de Graduação da Universidade de Passo Fundo/RS. Membro da Linha de Pesquisa Formação Humana e Exercício de Si, vinculado ao Grupo de Pesquisa Filosofia e Educação - PPGEDU/UPF; Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED. Atualmente é Coordenador do Eixo 12 - Filosofia da Educação, da ANPED/SUL e Conselheiro Fiscal da Diretoria da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação.

Downloads

Publicado

03-11-2024

Como Citar

ROSSETTO, M. da S. O professor amplo de Lawrence Stenhouse e o ato de pensar como finalidade consciente da ação educativa em John Dewey: princípios de uma docência investigativa. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e16448, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.16448. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/16448. Acesso em: 18 jun. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - O lugar da pesquisa no exercício da docência