O professor amplo de Lawrence Stenhouse e o ato de pensar como finalidade consciente da ação educativa em John Dewey
princípios de uma docência investigativa
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v31.16448Palavras-chave:
docência, pesquisa, pedagogia, Dewey, StenhouseResumo
O aperfeiçoamento docente e a consequente qualificação da ação educativa dos professores e das instituições educacionais é, ainda, um desafio espinhoso para a Pedagogia. Talvez, porque os docentes e os projetos de formação inicial que frequentam não estejam preocupados em fazer ciência educacional, mas em diplomar educadores para dar aula. Essa tendência, associada à tensão característica dos espaços educacionais, revoga da docência o estudo e a investigação constante da própria atuação pedagógica dos professores. Diante disso, o artigo pretende explorar essa temática a partir de John Dewey, que em sua obra Como pensamos faz a defesa de que a ação educativa deve objetivar o desenvolvimento do pensamento reflexivo, e a partir de Lawrence Stenhouse, que se destacou no cenário educacional com sua obra Investigación y desarrollo del curriculum, que propõe o estreitamento da relação docente e pesquisador, ou seja, o professor amplo.Downloads
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Publicado
03-11-2024
Como Citar
ROSSETTO, M. da S. O professor amplo de Lawrence Stenhouse e o ato de pensar como finalidade consciente da ação educativa em John Dewey: princípios de uma docência investigativa. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e16448, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.16448. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/16448. Acesso em: 18 jun. 2025.
Edição
Seção
Dossiê - O lugar da pesquisa no exercício da docência
Licença
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