O desenvolvimento humano como fundamento da inovação

um debate em Amartya Sen

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.16434

Palavras-chave:

desenvolvimento humano, formação humana, inovação, Amartya Sen

Resumo

Este ensaio problematiza a inovação em seu valor per se como promotora do desenvolvimento humano. Ao contrário, a concebe alicerçada nos princípios do desenvolvimento como liberdade. Fundamentado na abordagem das capacidades de Amartya Sen e nos Relatórios de Desenvolvimento Humano, apresenta os pressupostos da condição de agente e das liberdades instrumentais sobre as quais se podem projetar maiores realizações e mudanças qualificadas nas realidades humanas. Defende que as condições básicas para o desenvolvimento não demandam inovação, mas compromisso institucional, individual e coletivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauricio João Farinon, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Graduado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (1999), mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2004), doutor em Educação pela PUCRS (PPG em Educação - conceito Capes 6). Experiência profissional na área de Filosofia e Ciências Humanas, tanto no ensino superior quanto na educação básica. Professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), no programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado, na linha de Processos Educativos, desenvolvendo pesquisas em Filosofia da Educação. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia e Educação (GEPeFE). Tem experiência na área de Filosofia e na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, democracia e desenvolvimento humano; Teorias da Justiça; Teoria Crítica; Ética e Estética.

Downloads

Publicado

18-11-2024

Como Citar

FARINON, M. J. O desenvolvimento humano como fundamento da inovação: um debate em Amartya Sen. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e16434, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.16434. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/16434. Acesso em: 18 jun. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - Inovação, tecnologia e formação