A educação no contexto das inovações digitais
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v31.16405Palavras-chave:
inovação educacional, tecnologias digitais, autoridade, especificidade da educaçãoResumo
Ao tematizar as inovações no campo da educação, o artigo demarca o modo de presença das tecnologias digitais não só na educação, mas também nas mais diversas esferas da vida contemporânea. A despeito de um certo entusiasmo quanto às suas possibilidades, chama a atenção para os efeitos deletérios, já amplamente identificados, do uso desenfreado dos dispositivos digitais. Para uma apreciação crítica desse contexto, reconstrói aspectos centrais do que é próprio da educação, incluindo as condições de autoridade e de anterioridade. Na ausência da responsabilização por parte dos adultos, a noção da inovação, tomada como um valor per si, acaba indicando o modo de inserção das novas gerações no mundo humano. Sem assumir uma postura tecnofóbica, considera fundamental que as instituições de ensino ofereçam uma base de referências, curriculares, via de regra, para que nos educandos a condição de sujeitos se estabeleça, permitindo uma inserção crítica e qualificada no mundo.Downloads
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Publicado
24-10-2024
Como Citar
BOUFLEUER, J. P.; RUSCHEL, G. E. S. . .; RIGODANZO, S. A educação no contexto das inovações digitais. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e16405, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.16405. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/16405. Acesso em: 18 jun. 2025.
Edição
Seção
Dossiê - Inovação, tecnologia e formação
Licença
Copyright (c) 2024 José Pedro Boufleuer, Gian Eligio Soliman Ruschel, Sirlei Rigodanzo

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