A educação no contexto das inovações digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.16405

Palavras-chave:

inovação educacional, tecnologias digitais, autoridade, especificidade da educação

Resumo

Ao tematizar as inovações no campo da educação, o artigo demarca o modo de presença das tecnologias digitais não só na educação, mas também nas mais diversas esferas da vida contemporânea. A despeito de um certo entusiasmo quanto às suas possibilidades, chama a atenção para os efeitos deletérios, já amplamente identificados, do uso desenfreado dos dispositivos digitais. Para uma apreciação crítica desse contexto, reconstrói aspectos centrais do que é próprio da educação, incluindo as condições de autoridade e de anterioridade. Na ausência da responsabilização por parte dos adultos, a noção da inovação, tomada como um valor per si, acaba indicando o modo de inserção das novas gerações no mundo humano. Sem assumir uma postura tecnofóbica, considera fundamental que as instituições de ensino ofereçam uma base de referências, curriculares, via de regra, para que nos educandos a condição de sujeitos se estabeleça, permitindo uma inserção crítica e qualificada no mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Pedro Boufleuer, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação pela UFRGS; professor da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí.

Gian Eligio Soliman Ruschel, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí – Bolsista Taxa – Capes.

Sirlei Rigodanzo, Instituto Federal Farroupilha

Doutora em Educação nas Ciências pela Unijuí; Professora do Instituto Federal Farroupilha - Iffar.

Downloads

Publicado

24-10-2024

Como Citar

BOUFLEUER, J. P.; RUSCHEL, G. E. S. . .; RIGODANZO, S. A educação no contexto das inovações digitais. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e16405, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.16405. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/16405. Acesso em: 18 jun. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - Inovação, tecnologia e formação