Formação e estágio supervisionado no magistério primário de Libolo-Angola
contribuições do pensamento de Paulo Freire
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v31.16397Palavras-chave:
estágio supervisionado, formação de professores/as, Paulo FreireResumo
O artigo analisa o campo do estágio supervisionado curricular na escola de Magistério de Libolo, Angola, período 2021 a 2023, inscrevendo-se no contexto da formação docente e da educação mais geral naquele país. De abordagem qualitativa, do tipo documental-bibliográfico, o estudo fundamenta-se, especialmente, no pensamento do educador brasileiro Paulo Freire. Argumenta-se a favor de uma educação e formação como práticas libertadoras, indexadas nas realidades de vida de docentes e discentes. Pensar a formação docente e o estágio supervisionado, tendo como centralidade o pensamento de Paulo Freire, significa assumir o compromisso de desenvolver o processo de ensino-aprendizagem baseado na dialogicidade, na democracia, na liberdade, na esperança como caminho de transformação de si e do mundo.Downloads
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Publicado
28-10-2024
Como Citar
ALFREDO, M. J. A. .; MOREIRA, M. S. .; SANTOS, J. J. R. dos; FERRAZ, S. M. G. Formação e estágio supervisionado no magistério primário de Libolo-Angola: contribuições do pensamento de Paulo Freire. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e16397, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.16397. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/16397. Acesso em: 23 jun. 2025.
Edição
Seção
Dossiê - Decolonialidade das consciências e a educação
Licença
Copyright (c) 2024 Manuel João António Alfredo, Mônica Souza Moreira, José Jackson Reis dos Santos, Sintia Maria Gomes Ferraz

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