Formação e estágio supervisionado no magistério primário de Libolo-Angola

contribuições do pensamento de Paulo Freire

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.16397

Palavras-chave:

estágio supervisionado, formação de professores/as, Paulo Freire

Resumo

O artigo analisa o campo do estágio supervisionado curricular na escola de Magistério de Libolo, Angola, período 2021 a 2023, inscrevendo-se no contexto da formação docente e da educação mais geral naquele país. De abordagem qualitativa, do tipo documental-bibliográfico, o estudo fundamenta-se, especialmente, no pensamento do educador brasileiro Paulo Freire. Argumenta-se a favor de uma educação e formação como práticas libertadoras, indexadas nas realidades de vida de docentes e discentes. Pensar a formação docente e o estágio supervisionado, tendo como centralidade o pensamento de Paulo Freire, significa assumir o compromisso de desenvolver o processo de ensino-aprendizagem baseado na dialogicidade, na democracia, na liberdade, na esperança como caminho de transformação de si e do mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manuel João António Alfredo, Complexo Escolar de Catofe, Angola

Professor da Educação Básica, no Complexo Escolar de Catofe, vinculado ao Ministério da Educação de Angola. Doutorado em Estudos Étnicos e Africanos (em andamento) pela  Universidade Federal da Bahia – UFBA/Brasil. Mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB/Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa Estudos Africanos, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos da Universidade Federal da Bahia.

Mônica Souza Moreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

Docente do  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA, campus Vitória da Conquista. Mestra em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB, campus Salvador. Doutorado em Ensino (em andamento) pelo Programa de Pós-graduação em Ensino –  PPGEn da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB vinculado à Rede Nordeste de Ensino – Renoen. Pedagoga Membra do Grupo Colabor(Ação): Estudos e Pesquisas em Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas.

José Jackson Reis dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Docente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, vinculado ao Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH) e ao Programa de Pós-graduação em Ensino (Mestrado e Doutorado). Docente do Doutorado em Educação de Pessoas Jovens e Adultas, da Universidad Nacional de Chilecito (Argentina). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte com estágio doutoral na Universidade de Lisboa (Portugal). Realizou Estágio Pós-doutoral na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) sobre Paulo Freire em países africanos. Coordenador do Grupo Colabor(Ação): Estudos e Pesquisas em Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas.  Membro da Academia de Letras do Vale do Itapicuru – Alvi (Bahia).

Sintia Maria Gomes Ferraz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professora da rede municipal de ensino de Vitória da Conquista. Docente no curso de Pedagogia da Universidade Paulista – UNIP, unidade de Vitória da Conquista. Doutorado em Ensino (em andamento) pelo Programa de Pós-graduação em Ensino –  PPGEn da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Mestra em Educação e Pedagoga pela mesma universidade. Integrante do Grupo Colabor(Ação): Estudos e Pesquisas em Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas.

Downloads

Publicado

28-10-2024

Como Citar

ALFREDO, M. J. A. .; MOREIRA, M. S. .; SANTOS, J. J. R. dos; FERRAZ, S. M. G. Formação e estágio supervisionado no magistério primário de Libolo-Angola: contribuições do pensamento de Paulo Freire. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e16397, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.16397. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/16397. Acesso em: 23 jun. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - Decolonialidade das consciências e a educação