Palavras inacabadas

o habitar entre a pesquisa e a docência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.16389

Palavras-chave:

docência, pesquisa, escrita, leitura

Resumo

Este artigo é um ensaio teórico para pensar a relação entre a docência e a pesquisa na formação de professores. Tomamos emprestadas as notas de Barthes para pensar o que acontece entre quem pesquisa e ensina, quando a escrita e a leitura não são apenas tarefas de registro e comunicação, mas um problema a ser tomado para o pensamento junto com os estudantes. A leitura e a escrita na educação não são naturais, mas atravessadas por diferentes forças. Desse modo, quando ler e escrever estão entre a pesquisa e a docência, talvez possamos nos encontrar com nós mesmos e com o mundo de outras formas, de um modo mais afirmativo. Argumentamos, pois, que a formação para o ler e o escrever como modos de existência opera com a pesquisa não como algo a ser codificado e com a docência não submetida ao entretenimento vazio, mas como postura de escuta e existência atenta aos outros e a si mesmo, tal como um acordar.

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Biografia do Autor

Betina Schuler, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Pós-Doutorada em Educação pela Universidade de Lisboa, Portugal. Pós-Doutorada em Ciências Humanas pela Griffith University, Austrália. Doutora e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Graduada em Pedagogia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Atualmente é Docente na Escola de Humanidades e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) na Linha de Pesquisa Formação, Pedagogias e Transformação Digital. Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Avaliação 6 Capes). Líder do Grupo de Pesquisa Carcarás: Grupo de Estudo e Pesquisa entre Educação Filosófica, Escrita e Leitura (CNPq/Unisinos). Bolsista Produtividade do CNPq (Pq2). Integrante da Rede Nacional de Pesquisa em Educação Filosófica e da Rede Internacional de Investigação em Inclusão, Aprendizagem e Tecnologias em Educação (RIIATE). Atua principalmente nos temas: estudos foucaultianos em educação; educação filosófica e práticas de escrita e leitura; infância e subjetivação; literatura; docências. Tem experiência docente na Educação Infantil e nos anos inicias e finais do Ensino Fundamental.

Elisandro Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Pedagogo; Doutor em Educação [Unisinos]; Mestre em Saúde Coletiva [UFRGS]; com Residência Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva [UFRGS]; Especialista em Educação em Saúde Mental Coletiva [UFRGS]; Especialista em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação [UFSM]. Técnico em Educação no Grupo Hospitalar Conceição [GHC]. Professor Visitante no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul [PPGEDU/UFRGS]. Professor e Pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Tecnologias para o Sistema Único de Saúde (SUS) e da Residência Multiprofissional em Saúde da Escola GHC. Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da UFRGS. Vice Líder do Grupo de Pesquisa Narrativas em Saúde [GHC] e do Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas em Saúde [GEPPPS-GHC]. Integrante do Núcleo de Pesquisa em Psicanálise, Educação e Cultura - NUPPEC, Eixo 2 - Psicanálise, Educação e Cultura. Possui experiência na área da Educação e da Saúde Coletiva com ênfase nos seguintes temas: Educação em Saúde; Educação na Saúde; Saúde e Educação; Escrever na Saúde; Escrita; Montagem da Escrita e do Pensamento em Educação e Saúde; Tecnologias educacionais em educação em saúde; Processos pedagógicos em educação em saúde.

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Publicado

03-11-2024

Como Citar

SCHULER, B.; RODRIGUES, E. Palavras inacabadas: o habitar entre a pesquisa e a docência . Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e16389, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.16389. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/16389. Acesso em: 18 jun. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - O lugar da pesquisa no exercício da docência