Docência como um processo autopoiético
deambulações escritas ao redor da formação docente
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v31.16388Palavras-chave:
formação docente, autopético, docênciaResumo
Este artigo analisa as críticas ao modelo tradicional de escolarização, destacando reflexões de Ivan Illich sobre a institucionalização da educação e sua contribuição para a manutenção de desigualdades sociais. Também explora as ideias de Gert Biesta, que critica a instrumentalização da educação voltada ao mercado e defende uma pedagogia focada na subjetivação, autonomia e participação democrática. O texto resgata o sentido etimológico da palavra "escola" como um espaço de tempo livre e propõe uma reconceitualização da formação docente baseada na autopoiese, onde o ensino e a aprendizagem são processos co-criativos e contínuos. Autores como Virginia Kastrup e Rosimeri Dias reforçam a importância de formar sujeitos críticos e autônomos, utilizando a noção de rizoma de Deleuze e Guattari para descrever a aprendizagem como um processo colaborativo e imprevisível. Utiliza-se o método da pesquisa cartográfica tanto na escrita do artigo quanto nas relações criadas em torno dos conceitos de docência, formação e autopoieseis. A docência, então, deve ser um exercício autopoético, facilitar a co-criação e promover interações que desafiam os paradigmas educacionais tradicionais. Por fim, compreende-se que a docência, enquanto exercício autopoiético, está intimamente ligada à pesquisa cartográfica, uma vez que esta abdica do lugar de saber, eminentemente de poder, em detrimento do um lugar de experiência, eminentemente de potência.Downloads
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Publicado
04-11-2024
Como Citar
ALMEIDA, T.; MARTINS, F. F. R. Docência como um processo autopoiético: deambulações escritas ao redor da formação docente. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e16388, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.16388. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/16388. Acesso em: 18 jun. 2025.
Edição
Seção
Dossiê - O lugar da pesquisa no exercício da docência
Licença
Copyright (c) 2024 Tiago Almeida, Fabiana Fernandes Ribeiro Martins

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