Docência como um processo autopoiético

deambulações escritas ao redor da formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.16388

Palavras-chave:

formação docente, autopético, docência

Resumo

Este artigo analisa as críticas ao modelo tradicional de escolarização, destacando reflexões de Ivan Illich sobre a institucionalização da educação e sua contribuição para a manutenção de desigualdades sociais. Também explora as ideias de Gert Biesta, que critica a instrumentalização da educação voltada ao mercado e defende uma pedagogia focada na subjetivação, autonomia e participação democrática. O texto resgata o sentido etimológico da palavra "escola" como um espaço de tempo livre e propõe uma reconceitualização da formação docente baseada na autopoiese, onde o ensino e a aprendizagem são processos co-criativos e contínuos. Autores como Virginia Kastrup e Rosimeri Dias reforçam a importância de formar sujeitos críticos e autônomos, utilizando a noção de rizoma de Deleuze e Guattari para descrever a aprendizagem como um processo colaborativo e imprevisível. Utiliza-se o método da pesquisa cartográfica tanto na escrita do artigo quanto nas relações criadas em torno dos conceitos de docência, formação e autopoieseis. A docência, então, deve ser um exercício autopoético, facilitar a co-criação e promover interações que desafiam os paradigmas educacionais tradicionais. Por fim, compreende-se que a docência, enquanto exercício autopoiético, está intimamente ligada à pesquisa cartográfica, uma vez que esta abdica do lugar de saber, eminentemente de poder, em detrimento do um lugar de experiência, eminentemente de potência.

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Biografia do Autor

Tiago Almeida, Escola Superior de Educação de Lisboa

Professor da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa; e do CIE – Centro de Investigação em Educação do ISPA – Instituto Uni-versitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, em Portugal.

Fabiana Fernandes Ribeiro Martins, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, filosofia, infância, arqueologia do saber, pesquisa e conhecimento.

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Publicado

04-11-2024

Como Citar

ALMEIDA, T.; MARTINS, F. F. R. Docência como um processo autopoiético: deambulações escritas ao redor da formação docente. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e16388, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.16388. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/16388. Acesso em: 18 jun. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - O lugar da pesquisa no exercício da docência