Inovação, educação e modo de vida sustentável

entre a hybris neoliberal e a sophrosine de outro imaginário possível

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.16386

Palavras-chave:

Inovação, Educação, Valores, Modo de vida sustentável

Resumo

O presente texto discute a relação inovação e educação com o intuito de situá-la de um modo ampliado relativamente às perspectivas reducionistas que a têm pautado no cenário educacional. Inicialmente, aborda-se a “hybris prometeica”, ínsita à concepção neoliberal de inovação, indicando-se que sua desmesura, alicerçada no princípio do desempenho e da concorrência, acaba adotando uma visão que reduz inovação à sua dimensão econômica e tecnológica, além de supô-la neutra em termos de valores. Na sequência, com o apoio da obra da economista Mariana Mazzucato, mostra-se que a visão neoliberal de inovação toma, como base de sustentação, a noção de valor como “extração de valor” e que sua substituição pelo conceito de “criação de valor” possibilita pensar a inovação vinculada a uma concepção de desenvolvimento sustentável. No último passo, discute-se como a hybris inovacionista neoliberal avança sobre a educação e sugere-se, à luz de Mazzucato, uma visão ampliada de inovação em educação. Esta é articulada mediante o conceito de valor como criação coletiva e apresentada como capaz de ser orientada a um modo de vida sustentável. Palavras-chave: Inovação. Educação. Valores. Modo de vida sustentável. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ângelo Vitório Cenci, Universidade de Passo Fundo

Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas; pós-doutorado também pela UNICAMP/SP (2012). É professor e pesquisador no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas e no PPGEDU (mestrado e doutorado) da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Andrei Luiz Lodéa, Universidade de Passo Fundo

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC. Professor do curso de Filosofia e da área de Ética e Conhecimento da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Downloads

Publicado

26-10-2024

Como Citar

CENCI, Ângelo V.; LODÉA, A. L. . Inovação, educação e modo de vida sustentável: entre a hybris neoliberal e a sophrosine de outro imaginário possível . Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e16386, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.16386. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/16386. Acesso em: 23 jun. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - Inovação, tecnologia e formação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)