Práticas em Educação Infantil em Brasília

Tablets, Papel e Lápis ou Objetos cotidianos e Imaginação?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.16373

Palavras-chave:

Dispositivos Digitais, Educação Infantil, Infância

Resumo

Dados coletados nos últimos seis anos pelo grupo de pesquisa Infantia revelam que, nos contextos observados, existem várias práticas envolvendo o uso de materiais como lápis e papel. Essas intervenções impactam significativamente o desenvolvimento, o aprendizado, bem como as interações sociais das crianças. Além disso, o texto examina a relação entre inovação e tecnologia, particularmente a integração de dispositivos digitais na educação infantil. No entanto, esses contextos muitas vezes ignoram como as crianças aprendem, interagem, vivenciam e constroem social y culturalmente sua compreensão da realidade. Materiais e objetos cotidianos estão amplamente ausentes das práticas educacionais na Educação Infantil brasileira, com as crianças sendo ensinadas usando métodos tipicamente projetados para ambientes de Ensino Fundamental. Os dados também destacam situações educativas envolvendo objetos cotidianos, ressaltando a importância de implementar abordagens educacionais que promovam o aprendizado e o desenvolvimento em contextos da primeira infância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Rengifo-Herrera, Universidade de Brasília

Psychologist (UniValle, Col), Master in Science in Cognitive Processes & Learning (UAM, Spain); PhD in Human Development processes (UnB, Brazil). Postdoctoral research at UAM, Spain - DETEDUCA. Research interest: Microgenetic analysis of triadic interactions both at home and in school settings involving use of the objects and emergent literacy . To analyze teaching strategies, developmental/cognitive processes in young children and, task analysis as educational strategy to teachers formation. Infantia´s Headlab. Infantia is a research group created to promote research and educational strategies in Early Childhood Education. Jean Piaget Society member.

Downloads

Publicado

09-10-2024

Como Citar

RENGIFO-HERRERA, F. Práticas em Educação Infantil em Brasília: Tablets, Papel e Lápis ou Objetos cotidianos e Imaginação? . Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e16373, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.16373. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/16373. Acesso em: 23 jun. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - Inovação, tecnologia e formação