Práticas em Educação Infantil em Brasília
Tablets, Papel e Lápis ou Objetos cotidianos e Imaginação?
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v31.16373Palavras-chave:
Dispositivos Digitais, Educação Infantil, InfânciaResumo
Dados coletados nos últimos seis anos pelo grupo de pesquisa Infantia revelam que, nos contextos observados, existem várias práticas envolvendo o uso de materiais como lápis e papel. Essas intervenções impactam significativamente o desenvolvimento, o aprendizado, bem como as interações sociais das crianças. Além disso, o texto examina a relação entre inovação e tecnologia, particularmente a integração de dispositivos digitais na educação infantil. No entanto, esses contextos muitas vezes ignoram como as crianças aprendem, interagem, vivenciam e constroem social y culturalmente sua compreensão da realidade. Materiais e objetos cotidianos estão amplamente ausentes das práticas educacionais na Educação Infantil brasileira, com as crianças sendo ensinadas usando métodos tipicamente projetados para ambientes de Ensino Fundamental. Os dados também destacam situações educativas envolvendo objetos cotidianos, ressaltando a importância de implementar abordagens educacionais que promovam o aprendizado e o desenvolvimento em contextos da primeira infância.Downloads
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Publicado
09-10-2024
Como Citar
RENGIFO-HERRERA, F. Práticas em Educação Infantil em Brasília: Tablets, Papel e Lápis ou Objetos cotidianos e Imaginação? . Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e16373, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.16373. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/16373. Acesso em: 23 jun. 2025.
Edição
Seção
Dossiê - Inovação, tecnologia e formação
Licença
Copyright (c) 2024 Francisco Rengifo-Herrera

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