Entrevista com António Nóvoa

o sentido da inovação educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.16368

Palavras-chave:

Inovação, Tradição, Entrevista com António Nóvoa

Resumo

Para António Nóvoa, a inovação educacional é um movimento que emerge de dentro do fazer pedagógico, mas no decorrer dos anos, assume uma nova conotação que nada contribui para a compreensão e fortalecimento da educação como um bem público. Ressalta que o grande desafio da educação continua sendo tornar a cidadania e a democracia presenças constantes no contexto escolar. Para tanto, insiste que é preciso apostar nas iniciativas dos professores como importantes potencializadores para a transformação da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Regina Gurgel de Vasconcelos Rincon, Universidade de Brasília

Doutoranda em Educação na linha de pesquisa Profissão Docente, Currículo e Avaliação (PDCA), vinculada ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (PPGE/FE/UnB), com período sanduíche no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2023/2024), apoiado financeiramente pelo PPGE/UnB (Programa de Apoio à Pós-Graduação - PROAP/CAPES). Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (2019). Especialista em Educação Infantil pelo Instituição de Educação Superior de Brasília (2011). Graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília (2006) e em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (2000). Integra o Grupo de estudos sobre filosofia da educação e formação de professores (Geffop). Professora da educação básica da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) desde 2009 e atua nos anos iniciais do ensino fundamental. Atualmente pesquisa o espaço e o objetivo das humanidades na formação de professores da Educação Pré-escolar e do 1 Ciclo do Ensino Básico em Portugal.

Catia Piccolo V. Devechi, Universidade de Brasília

Professora associada do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, vinculada a Linha de Pesquisa Profissão Docente, Currículo e Avaliação PDCA. Graduada em Pedagogia com habilitação em pré-escola pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2004), doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2017) e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo UPF (2023). É coordenadora do GEFFOP - Grupo de estudos sobre filosofia da educação e formação de professores.

Downloads

Publicado

09-10-2024

Como Citar

GURGEL DE VASCONCELOS RINCON, C. R.; DEVECHI, C. P. V. . Entrevista com António Nóvoa: o sentido da inovação educacional. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e16368, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.16368. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/16368. Acesso em: 18 jun. 2025.

Edição

Seção

Diálogo com educadores

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)