Experiências formativas inovadoras na escola

limites e possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.16359

Palavras-chave:

Diálogo, Escola, Formação, Tradição, Inovação

Resumo

O ensaio problematiza os conceitos de inovação e tradição, apresentando para a escola um propósito de inovação no sentido formativo. Por meio de estudo hermenêutico, reflete sobre os conceitos de tradição e inovação, com amparo textual em Hans-Georg Gadamer, Hannah Arendt e Christian Laval, posiciona-se criticamente ao gerenciamento empresarial da educação. Ao defender a educação como formação, justifica a importância do tensionamento entre tradição e inovação, apresentando a proposta da inovação formativa por meio de quatro experiências: o diagnóstico crítico de época; a retomada da noção de escola como tempo livre em oposição à escola como tempo produtivo; o modo dialógico-participativo da gestão escolar e; por fim, a retomada do ócio estudioso em contraposição à facilitação didática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudio Almir Dalbosco, Universidade de Passo Fundo

Possui graduação em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (1990), especialização em Epistemologia das Ciências Sociais pela Universidade de Passo Fundo (1992), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996), doutorado em Filosofia pela Universität Kassel - Alemanha (2001), pós-doutorado pelo Núcleo Direito e Democracia (NDD) do CEBRAP (2013). Professor titular da Universidade de Passo Fundo, atuando no curso de Filosofia e no PPG em Educação e pesquisador do CNPq. 

Catia Piccolo V. Devechi, Universidade de Brasília

Professora associada do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, vinculada a Linha de Pesquisa Profissão Docente, Currículo e Avaliação PDCA. Graduada em Pedagogia com habilitação em pré-escola pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2004), doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2017) e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo UPF. É coordenadora do GEFFOP - Grupo de estudos sobre filosofia da educação e formação de professores.

Luciana Maria Schmidt Rizzi, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2020-2024) – Bolsista Capes. Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2020); Especialista em Gestão e Apoio Pedagógico pela Universidade de Cruz Alta (2002); Graduada em Ciências e Matemática pela Universidade de Cruz Alta (1997). Professora do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, atuando como diretora do Instituto Estadual de Educação Nossa Senhora Imaculada. Tem experiência na área de gestão escolar, coordenação pedagógica e docência nas disciplinas de Ciências, Matemática e Química. Eixos temáticos de investigação: educação, formação e gestão, filosofia da educação, governo de si e governo dos outros, autoformação, formação humana. Participa dos seguintes grupos de pesquisa: grupo de estudos vinculado ao Projeto de Pesquisa Formação Humana e Exercício de Si (PPGEDU/UPF), do Núcleo de Pesquisas em Filosofia e Educação (NUPEFE – PPGEdu/UPF), integrante do Grupo de Estudos em Políticas Públicas para o Ensino Médio (GEPPEM-UFRGS) e do Grupo de Estudos sobre Filosofia da Educação e Formação de Professores, da Universidade de Brasília (GEFFOP-UnB).

Gislene Garcia, Universidade de Passo Fundo

Possui graduação em Matemática -LP pela Universidade de Passo Fundo (2004), especialização em Educação Matemática pela Universidade de Passo Fundo (2006), mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UPF (2016). Atuou como docente junto a Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Sul durante 14 anos. Desde 2004 é professora da Rede Municipal de Ensino de Passo Fundo, tendo atuado como Coordenadora Pedagógica durante oito anos. De 2016 a 2021 atuou como Diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Wolmar Salton, em Passo Fundo - RS. Atualmente é diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Notre Dame, em Passo Fundo -RS e doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UPF (2021). Participa do grupo de pesquisa Formação Humana e exercício de si (PPGEdu/UPF), desde 2014. Tem experiência em Gestão da Educação Básica, processos de formação docente continuada e organização escolar.

Vera Dalbosco, EMEF Padre José de Anchieta

Formada em história pela Universidade de Passo Fundo, especialista em Coordenação e Orientação Educacional. Professora concursada na Prefeitura Municipal de Passo Fundo e atualmente Orientadora e Coordenadora pedagógica na EMEF Padre José de Anchieta no município de Passo Fundo.

Downloads

Publicado

09-10-2024

Como Citar

DALBOSCO, C. A.; DEVECHI, C. P. V.; RIZZI, L. M. S.; GARCIA, G.; DALBOSCO, V. Experiências formativas inovadoras na escola: limites e possibilidades. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e16359, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.16359. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/16359. Acesso em: 18 jun. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - Inovação, tecnologia e formação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)