Experiências formativas inovadoras na escola
limites e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v31.16359Palavras-chave:
Diálogo, Escola, Formação, Tradição, InovaçãoResumo
O ensaio problematiza os conceitos de inovação e tradição, apresentando para a escola um propósito de inovação no sentido formativo. Por meio de estudo hermenêutico, reflete sobre os conceitos de tradição e inovação, com amparo textual em Hans-Georg Gadamer, Hannah Arendt e Christian Laval, posiciona-se criticamente ao gerenciamento empresarial da educação. Ao defender a educação como formação, justifica a importância do tensionamento entre tradição e inovação, apresentando a proposta da inovação formativa por meio de quatro experiências: o diagnóstico crítico de época; a retomada da noção de escola como tempo livre em oposição à escola como tempo produtivo; o modo dialógico-participativo da gestão escolar e; por fim, a retomada do ócio estudioso em contraposição à facilitação didática.Downloads
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Publicado
09-10-2024
Como Citar
DALBOSCO, C. A.; DEVECHI, C. P. V.; RIZZI, L. M. S.; GARCIA, G.; DALBOSCO, V. Experiências formativas inovadoras na escola: limites e possibilidades. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e16359, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.16359. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/16359. Acesso em: 18 jun. 2025.
Edição
Seção
Dossiê - Inovação, tecnologia e formação
Licença
Copyright (c) 2024 Catia Devechi, Cláudio Almir Dalbosco, Luciana Maria Schmidt Rizzi, Gislene Garcia, Vera Dalbosco

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