Colaboração e Diálogo na Formação Interprofissional em Saúde

inovação hermenêutica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.16357

Palavras-chave:

Formação interprofissional, saúde, colaboração, hermenêutica, diálogo

Resumo

O artigo parte do diagnóstico de que a noção de colaboração se tornou central no debate sobre a formação interprofissional no campo da saúde, sem, contudo, estar adequadamente fundamentada e esclarecida em seu sentido pedagógico. Diante deste quadro, busca apresentar um fundamento pedagógico inovador para a formação de profissionais da saúde, a partir de uma leitura hermenêutica da noção de colaboração. Tendo por base uma pesquisa bibliográfica, primeiro, revisita-se a literatura sobre Educação Interprofissional em Saúde a fim de identificar nela o significado subjacente à noção de colaboração. Em seguida, recorrendo à obra de Gadamer, reconstrói-se a noção de diálogo em sentido hermenêutico. Por fim, tenta-se mostrar como a noção de diálogo em sentido hermenêutico pode oferecer novo (e inovador) sentido para a noção de colaboração, transformando-se em fundamento pedagógico para a formação e a atuação profissional em saúde. Conclui-se que há um ganho formativo na compreensão da colaboração como diálogo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Maraschin, Universidade de Passo Fundo

Graduação em Fisioterapia pela Universidade de Passo Fundo (2005). Especialização em Terapia Manual e Postural pelo Centro Universitário de Maringá (2009). Especialista em Fisioterapia Respiratória pela Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (ASSOBRAFIR) (2016). Especialista em Terapias Integrativas e Complementares na Saúde pela Universidade Cruzeiro do Sul (2021). Mestrado em Envelhecimento Humano pela Universidade de Passo Fundo (2011). Doutorado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2017). Estágio pós-doutoral em em Educação - Bolsa Capes (2023). Participa do grupo de estudos vinculado ao Projeto de Pesquisa Formação Humana e exercício de si (PPGEDU/UPF), cadastrado no CNPq. Atuou como docente em nível de graduação e pós-graduação na área da saúde. Pesquisa os seguintes temas: formação humana, formação e atuação profissional em saúde, hermenêutica filosófica, educação em saúde, cuidado de si, envelhecimento humano, pedagogia das competências, metodologias ativas de ensino e aprendizagem, pedagogia hermenêutica, fisioterapia respiratória e pediátrica.

Maria Fernanda Lago de Mello, Universidade de Passo Fundo

Graduação em Fisioterapia pela Universidade de Passo Fundo (2006). Especialização em Fisioterapia Hospitalar na Universidade de Passo Fundo (2010). Especialização em Preceptoria no SUS no Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio Libanês em parceria com o Ministério da Saúde (2017). Bolsista de Iniciação Científica Pibic/UPF (2013-2014). Participante do grupo de estudos do Núcleo de Pesquisa em Educação e Filosofia (NUPEFE) e do grupo de estudos vinculado ao Projeto de Pesquisa Formação Humana e exercício de si (PPGEDU/UPF), cadastrado no CNPq (2019-atual). Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2024). Atuante na área de Fisioterapia Hospitalar nas Unidades de Pronto Atendimento, Unidade de Dor Torácica e AVC, Unidade de Urgência e Emergência (Adulto e Pediátrica) e Terapia Intensiva. Preceptora no Programa de Residência Multiprofissional do Hospital de Clínicas de Passo Fundo na área de Atenção ao Câncer (2014-2017). Coordenadora de área profissional, preceptora e docente do Programa de Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência/Intensivismo no Hospital de Clínicas de Passo Fundo (2018-atual).

Marcelo J. Doro, Universidade de Passo Fundo

Doutor em Educação pela Universidade de Passo Fundo, mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina e graduado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo. Professor do curso de Filosofia, da Área de Ética e Conhecimento do Programa de Pós-Graudação em Educação da UPF. Integrante do Núcleo de Pesquisas em Filosofia e Educação (Nupefe) e do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Formação Humana e Interculturalidade (Nupefhi). Investiga temas/problemas de pedagogia crítica, filosofia da educação e interculturalidade: formação humana, sobretudo no que tange aos aspectos éticos e estéticos da constituição da subjetividade; debates em torno da humanização, abrangendo a discussão do humanismo tradicional, do pós- e do trans-humanismo na educação; temas centrais da educação formadora como tradição, diálogo e experiência; interlocuções com teóricos como Paulo Freire, Mathew Lipman, Hans-Georg Gadamer, Martin Heidegger, Friedrich Nietzsche, Michel Foucault, entre outros. 

Downloads

Publicado

11-10-2024

Como Citar

MARASCHIN, R.; MELLO, M. F. L. de .; DORO, M. J. Colaboração e Diálogo na Formação Interprofissional em Saúde: inovação hermenêutica . Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e16357, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.16357. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/16357. Acesso em: 18 jun. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - Inovação, tecnologia e formação