Perspectivas neoliberais da cultura de consumo na aprendizagem mediada por robôs associada a STEAM
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v31.16352Palavras-chave:
Aprendizagem mediada por Robôs, Cultura de consumo, Sociedade de Consumo, Educação como ProdutoResumo
Este artigo explora os resultados da pesquisa etnográfica sobre a adoção da robótica educacional e em escolas brasileiras. A análise revela como a robótica transcende a mercantilização neoliberal da educação, promovendo o aprendizado colaborativo e transformador. Em escolas públicas, a escassez de recursos levou à inovação com materiais recicláveis, enquanto as escolas privadas integraram kits robóticos como diferencial competitivo. Este artigo tem como objetivo elucidar os argumentos que sustentam a relevância da robótica educacional nas escolas e demonstrar como ela pode se tornar um elemento que transcende a lógica neoliberal de mercantilização da educação, tornando-se acessível para além das classes mais abastadas da sociedade brasileira. Conclui-se, então, que a robótica educacional deve ser vista como uma ferramenta de inclusão e inovação, e não como um produto de consumo.Downloads
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Publicado
14-11-2024
Como Citar
JARDIM, E.; ALTMANN, I. F.; BORTOLASO, I. V. .; FOSSATTI, P. Perspectivas neoliberais da cultura de consumo na aprendizagem mediada por robôs associada a STEAM. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e16352, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.16352. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/16352. Acesso em: 18 jun. 2025.
Edição
Seção
Dossiê - Inovação, tecnologia e formação
Licença
Copyright (c) 2024 Ery Clovis Petry Jardim Júnior, Idio Fridolino Altmann, Ingridi Vargas Bortolaso, Paulo Fossatti

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