Contribuições do legado de Paulo Freire ao pensamento decolonial educacional e antirracista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.16348

Palavras-chave:

Paulo Freire, decolonialidade, relações étnico-raciais, educação

Resumo

O texto decorre de estudos, leituras, debates e na tecitura da tese: Andarilhagens de professorxs: práticas de resistências negras na escola pública em Pelotas – RS (PPGE-UFSC), propondo pensarmos em ideias percursoras da decolonialidade, que não sejam uma invenção e sim um agregado de outras/os, trazendo o educador Paulo Freire como uma dessas possibilidades que se somam. Dessa forma, vamos conceituando colonialidade, decolonialidade e metodologia monodológica, em diálogo com Freire no par conceitual anúncio x denúncia, inédito-viável, ainda racismos e práticas antirracistas de resistências negras na escola, para assim construirmos formas outras de ser e estar no mundo, respeitando e constituindo um “olhar sensível”, percebendo a importância do olhar e re-aprendendo a ser antirracista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josiane Beloni de Paula, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação pela UFSC, Integrante do Grupo de Pesquisas Patrimônio, Memória e Educação (PAMEDUC-UFSC), Colaboradora do Projeto de pesquisa: Arte, Infâncias e Interculturalidade: Desafios e possibilidades para o trabalho com o tema das Relações étnico-raciais na educação infantil. Professora da rede municipal de Natal/RN e da estadual do RN.

Elison Antonio Paim, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Convênio UFSC e Universidade Nacional do Timor-Leste. Membro do Conselho Científico do Mestrado em Ensino de História de África do ISCED-Huíla – Angola. Pós-Doutor pelo Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED-Huíla-Angola). Doutor em Educação (Unicamp), Mestre em História (PUC-SP) e Graduado em História (UFSM). Bolsista Produtividade em Pesquisa pelo CNPq. Membro da Cátedra Antonieta de Barros de combate ao racismo UFSC-UNESCO. Membro da Rede Latino-Americana de Diálogos Decoloniais e Interculturais (Redyala) e dos grupos de pesquisa Pameduc (UFSC), Rastros (USF) e Kairós (UNICAMP).

Downloads

Publicado

11-11-2024

Como Citar

PAULA, J. B. de; PAIM, E. A. . Contribuições do legado de Paulo Freire ao pensamento decolonial educacional e antirracista. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e16348, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.16348. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/16348. Acesso em: 18 jun. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - Decolonialidade das consciências e a educação