Contribuições do legado de Paulo Freire ao pensamento decolonial educacional e antirracista
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v31.16348Palavras-chave:
Paulo Freire, decolonialidade, relações étnico-raciais, educaçãoResumo
O texto decorre de estudos, leituras, debates e na tecitura da tese: Andarilhagens de professorxs: práticas de resistências negras na escola pública em Pelotas – RS (PPGE-UFSC), propondo pensarmos em ideias percursoras da decolonialidade, que não sejam uma invenção e sim um agregado de outras/os, trazendo o educador Paulo Freire como uma dessas possibilidades que se somam. Dessa forma, vamos conceituando colonialidade, decolonialidade e metodologia monodológica, em diálogo com Freire no par conceitual anúncio x denúncia, inédito-viável, ainda racismos e práticas antirracistas de resistências negras na escola, para assim construirmos formas outras de ser e estar no mundo, respeitando e constituindo um “olhar sensível”, percebendo a importância do olhar e re-aprendendo a ser antirracista.Downloads
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Publicado
11-11-2024
Como Citar
PAULA, J. B. de; PAIM, E. A. . Contribuições do legado de Paulo Freire ao pensamento decolonial educacional e antirracista. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e16348, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.16348. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/16348. Acesso em: 18 jun. 2025.
Edição
Seção
Dossiê - Decolonialidade das consciências e a educação
Licença
Copyright (c) 2024 Josiane Beloni de Paula, Elison Antonio Paim

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