Uma “troca de cartas” entre educadores

repensando o impacto das narrativas sobre a Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.16346

Palavras-chave:

investigação narrativa, pós-estruturalismo, neoliberalismo, experiência, professor-pesquisador

Resumo

Este artigo discute as potencialidades e os desafios da pesquisa narrativa e seu impacto na ação docente da educação básica. O objetivo é investigar como a investigação narrativa pode se constituir como um exercício de resistência aos governamentos neoliberais da formação docente. O texto é estruturado como uma conversa escrita entre um mestrando e uma egressa em um grupo de pesquisa de Pós-graduação stricto sensu em Educação. O artigo reflete sobre a experiência de uma professora, integrando-a a uma análise teórica pós-estruturalista que aponta e/ou inspira outros caminhos na formação de professores. Explora-se como a contação de histórias e as práticas narrativas podem contribuir para a criação de um ambiente pedagógico mais colaborativo, criativo e livre. Além disso, investiga-se o papel do(a) professor(a)-pesquisador(a) na reconfiguração das subjetividades e das práticas educativas, com vistas a romper com a lógica tradicional de transmissão de conhecimento, verticalizada e engessada.

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Biografia do Autor

José Janerson de Matos Moraes, Universidade do Planalto Catarinense

Mestrando em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC. Bolsista FAPESC. Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC e pela Universidade Paulista - UNIP (Licenciatura). Especialista em Ensino da Filosofia pela Faculdade UniBF. Professor na rede estadual de ensino do estado de Santa Catarina nos componentes curriculares de Filosofia, Projeto de Vida e Ciências Humanas.

Elen Cristina Werner Padilha, Universidade do Planalto Catarinense

Mestra em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense UNIPLAC de Lages/SC. Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário FACVEST (2009). Pós Graduada Latu Sensu, especialização em Praticas Pedagógicas Interdisciplinares - Ênfase em Educação Infantil, Séries Iniciais e Ensino Médio, pela Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco/PR. Pós Graduada em Literatura Infantil na Faculdade UNINA /PR. 

Vinicius Bertoncini Vicenzi, Universidade do Planalto Catarinense

Docente permanente do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Planalto Catarinense (PPGE/UNIPLAC). Coordenador adjunto do PPGE/UNIPLAC. Doutor em Filosofia da Educação pela Universidade do Porto/Portugal, com intercâmbio à Université Paris IV - Sorbonne (ERASMUS 2013/2014). Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bacharel e licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado em Pedagogia pela UNIPAR. Integrante do Núcleo de Pesquisas em Educação Básica da UNIPLAC (NUPEB - políticas, estéticas e diferenças). Coordenador do Comitê Científico do Eixo de Filosofia da Educação da Anped/Sul. Membro do Núcleo de Estudos de Filosofia e Infância (NEFI/UERJ) e membro do Aesthetics, Politics and Knowledge Research Group, do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto (IF-UP).

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Publicado

26-10-2024

Como Citar

MORAES, J. J. de M. .; PADILHA, E. C. W. .; VICENZI, V. B. . Uma “troca de cartas” entre educadores: repensando o impacto das narrativas sobre a Educação Básica . Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e16346, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.16346. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/16346. Acesso em: 18 jun. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - O lugar da pesquisa no exercício da docência