Uma “troca de cartas” entre educadores
repensando o impacto das narrativas sobre a Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v31.16346Palavras-chave:
investigação narrativa, pós-estruturalismo, neoliberalismo, experiência, professor-pesquisadorResumo
Este artigo discute as potencialidades e os desafios da pesquisa narrativa e seu impacto na ação docente da educação básica. O objetivo é investigar como a investigação narrativa pode se constituir como um exercício de resistência aos governamentos neoliberais da formação docente. O texto é estruturado como uma conversa escrita entre um mestrando e uma egressa em um grupo de pesquisa de Pós-graduação stricto sensu em Educação. O artigo reflete sobre a experiência de uma professora, integrando-a a uma análise teórica pós-estruturalista que aponta e/ou inspira outros caminhos na formação de professores. Explora-se como a contação de histórias e as práticas narrativas podem contribuir para a criação de um ambiente pedagógico mais colaborativo, criativo e livre. Além disso, investiga-se o papel do(a) professor(a)-pesquisador(a) na reconfiguração das subjetividades e das práticas educativas, com vistas a romper com a lógica tradicional de transmissão de conhecimento, verticalizada e engessada.Downloads
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Publicado
26-10-2024
Como Citar
MORAES, J. J. de M. .; PADILHA, E. C. W. .; VICENZI, V. B. . Uma “troca de cartas” entre educadores: repensando o impacto das narrativas sobre a Educação Básica . Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e16346, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.16346. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/16346. Acesso em: 18 jun. 2025.
Edição
Seção
Dossiê - O lugar da pesquisa no exercício da docência
Licença
Copyright (c) 2024 José Janerson de Matos Moraes, Elen Cristina Werner Padilha, Vinicius Bertoncini Vicenzi

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