Políticas públicas e possibilidades pedagógicas do cinema na escola como educação antirracista e indígena

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.16345

Palavras-chave:

Plano Nacional de Educação Digital, Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, Capitalismo de vigilância, Cinema e escola, Cinema antirracista e indígena

Resumo

O texto analisa a Política Nacional de Educação Digital (PNED) e a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (ENEC), inseridas no contexto da plataformização da educação e do capitalismo de vigilância. Aborda os riscos impostos pelas grandes corporações de tecnologia, que manipulam dados comportamentais para controle e previsão de ações, gerando preocupações sobre a autonomia educacional no Brasil. A PNED busca inserir a educação digital em todos os níveis, mas corre o risco de se subordinar aos interesses das Big Techs. A ENEC visa garantir conectividade para fins pedagógicos, mas destaca a gravidade da hiperconectividade de crianças e adolescentes, especialmente no Brasil, onde o uso de dispositivos móveis é amplamente difundido. Qual o impacto dessas políticas no currículo escolar e na formação docente? A PNED permitirá práticas pedagógicas autônomas em diálogo com as audiovisualidades antirracistas e indígenas ou reforçará a dependência de plataformas digitais, apontando para a necessidade de garantir soberania digital e proteção de dados?

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Biografia do Autor

José Alex Soares Santos, (in memorian)

Licenciado em Pedagogia (2000) e Especialista em Metodologia do Ensino Fundamental pela Faculdade de Educação de Itapipoca - FACEDI, unidade da Universidade Estadual do Ceará - UECE (2001). Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2004), com ênfase nos Estudos de Currículo e Ensino. Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2022).

Fabio José Paz Da Rosa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Educação, Cultura e Comunicação, especia-lista em Organização Curricular e Prática Docente e Licenciado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor Adjunto do Departamento de Educação e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Coordenador do curso de Pedagogia do Instituto Multidisciplinar/UFRRJ. Docente credenciado do Programa de Pós-Graduação em Educação, Demandas Populares e Contextos Contemporâneos (PPGEDUC/UFRRJ). Líder do Grupo de Pesquisa Didáticas Audiovisuais para a Docência e a Infância (DAUDI).

Adriana Mabel Fresquet, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Profesora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordena o Grupo CINEAD: Laboratório de Educação, Cinema e Audiovisual. Seus projetos de pesquisa são Acervos audiovisuais e universidades na produção de conhecimento escolar e Acervos Digitais no contexto do Plano Nacional de Educação Digital e da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, que desenvolve em seu pós-doutorado, sob a supervisão da Prof Giselle Beiguelman, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Coordena o Programa de Extensão Cinema, Aprender e Desaprender, que realiza atividades de iniciação ao cinema em escolas públicas e no hospital universitário. É uma das fundadoras da RED KINO: Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual. Atuou na elaboração da proposta de regulamentação da lei de Cinema na Escola, em colaboração com a equipe do Ministério da Educação e do Ministério da Cultura entre 2015 e 2016. Em 2023, coordenou o Grupo de Formação Docente do Fórum Tiradentes, para entregar ao poder público uma atualização do estado da arte e, atualmente, tem coordenado a elaboração do Programa Nacional de Cinema na Escola junto a participantes da sociedade civil, da Rede Kino e dos ministérios da Educação, Cultura e Direitos Humanos. Coordena a coleção Alteridade e Criação da Editora Autêntica e a coleção Cinemas e Educações da Editora Multifoco. Atua como curadora e jurada em diversas mostras de cinema e tem realizado conferências e oficinas dentro e fora do Brasil.

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Publicado

27-11-2024

Como Citar

SANTOS, J. A. S. .; DA ROSA, F. J. P.; FRESQUET, A. M. Políticas públicas e possibilidades pedagógicas do cinema na escola como educação antirracista e indígena. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e16345, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.16345. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/16345. Acesso em: 23 jun. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - Inovação, tecnologia e formação