Políticas públicas e possibilidades pedagógicas do cinema na escola como educação antirracista e indígena
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v31.16345Palavras-chave:
Plano Nacional de Educação Digital, Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, Capitalismo de vigilância, Cinema e escola, Cinema antirracista e indígenaResumo
O texto analisa a Política Nacional de Educação Digital (PNED) e a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (ENEC), inseridas no contexto da plataformização da educação e do capitalismo de vigilância. Aborda os riscos impostos pelas grandes corporações de tecnologia, que manipulam dados comportamentais para controle e previsão de ações, gerando preocupações sobre a autonomia educacional no Brasil. A PNED busca inserir a educação digital em todos os níveis, mas corre o risco de se subordinar aos interesses das Big Techs. A ENEC visa garantir conectividade para fins pedagógicos, mas destaca a gravidade da hiperconectividade de crianças e adolescentes, especialmente no Brasil, onde o uso de dispositivos móveis é amplamente difundido. Qual o impacto dessas políticas no currículo escolar e na formação docente? A PNED permitirá práticas pedagógicas autônomas em diálogo com as audiovisualidades antirracistas e indígenas ou reforçará a dependência de plataformas digitais, apontando para a necessidade de garantir soberania digital e proteção de dados?Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
27-11-2024
Como Citar
SANTOS, J. A. S. .; DA ROSA, F. J. P.; FRESQUET, A. M. Políticas públicas e possibilidades pedagógicas do cinema na escola como educação antirracista e indígena. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e16345, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.16345. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/16345. Acesso em: 23 jun. 2025.
Edição
Seção
Dossiê - Inovação, tecnologia e formação
Licença
Copyright (c) 2024 José Alex Soares Santos, Fabio José Paz Da Rosa, Adriana Mabel Fresquet

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à revista o direito de primeira publicação.