A pesquisa como princípio educativo no exercício da docência
abordagem translacional
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v31.16340Palavras-chave:
ensino, pesquisa, pesquisa translacional, aprendizagem significativaResumo
O artigo em destaque parte do objetivo de analisar uma experiência docente que alinha o ensino com a pesquisa, utilizando a pesquisa translacional como uma abordagem que possibilita a integração eficaz entre teoria e prática, promovendo uma aprendizagem significativa e engajadora para os alunos. Na organização das atividades, a sequência didática e a prática investigativa contribuíram para organizar o conjunto das experiências vividas pelo professor e por alunos no contexto da pesquisa. Os resultados apontam para uma ressignificação da prática docente, conectando o ensino e a pesquisa na formação dos alunos a partir do incentivo de um ambiente de aprendizagem dinâmico e contextualizado, em que a pesquisa translacional possibilitou a unidade teoria e prática, promovendo experiências interativas e motivadoras que estimularam o interesse e a compreensão dos alunos referentes aos conceitos estudados de maneira prática e envolvente, essenciais para uma aprendizagem significativa.Downloads
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Publicado
27-11-2024
Como Citar
LEAL, F. L. .; ARAUJO, H. M. L. A pesquisa como princípio educativo no exercício da docência: abordagem translacional. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e16340, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.16340. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/16340. Acesso em: 18 jun. 2025.
Edição
Seção
Dossiê - O lugar da pesquisa no exercício da docência
Licença
Copyright (c) 2024 Fidelis Lima Leal, Hilda Mara Lopes Araujo

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