A pesquisa como princípio educativo no exercício da docência

abordagem translacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.16340

Palavras-chave:

ensino, pesquisa, pesquisa translacional, aprendizagem significativa

Resumo

O artigo em destaque parte do objetivo de analisar uma experiência docente que alinha o ensino com a pesquisa, utilizando a pesquisa translacional como uma abordagem que possibilita a integração eficaz entre teoria e prática, promovendo uma aprendizagem significativa e engajadora para os alunos. Na organização das atividades, a sequência didática e a prática investigativa contribuíram para organizar o conjunto das experiências vividas pelo professor e por alunos no contexto da pesquisa. Os resultados apontam para uma ressignificação da prática docente, conectando o ensino e a pesquisa na formação dos alunos a partir do incentivo de um ambiente de aprendizagem dinâmico e contextualizado, em que a pesquisa translacional possibilitou a unidade teoria e prática, promovendo experiências interativas e motivadoras que estimularam o interesse e a compreensão dos alunos referentes aos conceitos estudados de maneira prática e envolvente, essenciais para uma aprendizagem significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fidelis Lima Leal, UFPI

Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Piauí (2014). Esp. em Ensino de Física. Esp. em Metodologia do Ensino de Matemática. Mestrando em Ensino de Física, pelo MNPEF -UFPI. É professor efetivo da rede pública estadual do Piauí - SEDUC-PI.

Hilda Mara Lopes Araujo, UFPI

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI)/Instituto Latinoamericano e Caribenho (IPLAC). Licenciada em Estudos Sociais pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e em Pedagogia - Magistério pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atualmente é Professora Associada II da UFPI, lotada no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino, no Centro de Ciências da Educação (DMTE/CCE). Docente do quadro permanente do Mestrado Profissional em Ensino de Física (UFPI). Foi, entre 2018 e 2019, subcoordenadora do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, do Centro de Ciências da Natureza (CCN/UFPI). Foi subcoordenadora institucional do Programa de Consolidação das Licenciaturas (PRODOCÊNCIA), em 2007. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação inicial de professores, currículo e prática pedagógica. Pesquisadora e Vice-líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação, Avaliação, Gestão e Currículo (NUFAGEC), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFPI). Organizadora (em parceria), coautora de livros nas áreas de Educação. É tutora do Programa de Educação Tutorial/PET, do curso de Licenciatura em Pedagogia/UFPI, desde 2012. Recebeu o Prêmio Professor Rubens Murillo Marques, pela Fundação Carlos Chagas, em 2020, pelo projeto Tempo de Alfabetizar com textos: contribuições para a aprendizagem da leitura e da escrita, vinculado ao PET-Pedagogia/UFPI.

Downloads

Publicado

27-11-2024

Como Citar

LEAL, F. L. .; ARAUJO, H. M. L. A pesquisa como princípio educativo no exercício da docência: abordagem translacional. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e16340, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.16340. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/16340. Acesso em: 18 jun. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - O lugar da pesquisa no exercício da docência