A construção da educação decolonial em Moçambique à luz das pedagogias de libertação de Paulo Freire e Amílcar Cabral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.16337

Palavras-chave:

Legislação Educacional, Pedagogia da Libertação, Subjetividade, Diversidade Cultural

Resumo

A preocupação deste artigo está centrada em analisar as legislações educacionais pós-coloniais em Moçambique, centrando-se na contribuição dessas leis para a formação de um sujeito criativo e com consciência crítica, à luz das perspectivas de Paulo Freire e Amílcar Cabral. A pesquisa, de natureza bibliográfica e documental, explora como a colonização impactou a educação no país e as contribuições desses pensadores na desconstrução de uma mentalidade colonizadora. Da análise ficou evidente que a Lei 4/83 priorizou a formação de um "homem novo", ou seja, um sujeito alinhado aos ideais do regime socialista, enquanto a Lei 6/92 introduziu um modelo neoliberal que desconsiderou as especificidades culturais e sociais do país ao priorizar uma educação voltada para o mercado de trabalho e a competitividade global. A Lei 18/2018, apesar de promover a educação bilíngue, ainda carece de uma abordagem mais profunda que forme sujeitos críticos, valorizando as especificidades culturais e identitárias de Moçambique. Conclui-se que é fundamental adotar uma educação decolonial, que valorize as culturas locais, promova a libertação dos sujeitos e a formação integral de sujeitos conscientes de sua identidade e do seu papel transformador na sociedade moçambicana.

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Biografia do Autor

Anfibio Zacarias Huo, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutorando e Mestre em Educação, Arte e Historia da Cultura na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Licenciado em Administração e Gestão da Educação com habilitações em Supervisão Educacional pela Universidade Púnguè. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia Social (GEPEEPS) da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem interesse nas linhas de pesquisas ligadas a Educação Social, Estudos Decoloniais na Formação de Professores, Educação e novas tecnologias com principal enfoque nas tecnologias digitais de informação (TDIs) aliadas a Educação à Distância.

João Clemente De Souza Neto, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Pós-doutorado em Sociologia Clínica e Professor no programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura na Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP-Brasil)

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Publicado

26-11-2024

Como Citar

HUO, A. Z.; DE SOUZA NETO, J. C. . A construção da educação decolonial em Moçambique à luz das pedagogias de libertação de Paulo Freire e Amílcar Cabral. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e16337, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.16337. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/16337. Acesso em: 18 jun. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - Decolonialidade das consciências e a educação