O impacto de Produções Acadêmicas na Prática Docente

perspectivas de professores da educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.16293

Palavras-chave:

pesquisa, professor, prática pedagógica, prática docente

Resumo

O artigo investiga como as produções intelectuais resultantes de pesquisas acadêmicas impactam as práticas docentes e pedagógicas. A abordagem qualitativa e o método crítico dialético analisam a relação entre pesquisa acadêmica e prática pedagógica. Utilizam-se questionários e entrevistas semiestruturadas com oito professores da rede pública do Distrito Federal. A análise dos dados, com base no Núcleo de Significação de Aguiar e Ozella (2006), identifica dois núcleos: (1) Pesquisa e produção intelectual na prática pedagógica e (2) Pesquisa e produção intelectual como mediadoras da prática docente. Os resultados mostram impactos significativos das produções intelectuais nas práticas dos professores, destacando a pesquisa como promotora de reflexão e inovação metodológica. Conclui-se que é importante fortalecer a integração entre pesquisa e docência, sugerindo que a valorização da pesquisa no contexto escolar enriquece a prática educativa e contribui para a formação contínua dos docentes.

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Biografia do Autor

Maria Alessandra Lima Moulin, Universidade de Brasília

Consultora Educacional. Doutoranda em Educação (FE-UnB - 2021-2025). Mestre na área de Relações Internacionais e Ciência Política com ênfase em Defesa e Poder Aeroespacial. Objeto de Pesquisa - Currículo no Ensino Militar (UNIFA, 2019). Pós-graduação Lato Sensu em Direito e Gestão Educacional (ILAPE, 2010); em Psicopedagogia (UCB, 2005); em Educação a Distância (UNB, 2000); Graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília (1999). Possuo 25 anos de experiência profissional em educação: Consultora Educacional Sênior -Trilhas Consultoria; Docente Graduação (Faculdade Dulcina de Moraes, Faculdade Horizonte, IESB), Docente Pós-graduação em Orientação Educacional (Os Pedagógicos) e em Neuroaprendizagem (IMPI); Servidora Comissionada - Coordenadora Pedagógica no Ministério da Defesa (Escola Superior de Defesa -ESD/ Escola Superior de Guerra - Campus Brasília); conteudista de cursos de pós-graduação a distância; responsável pela elaboração de Projetos Pedagógicos de Cursos; Orientadora Educacional, formadora de professores, experiência em avaliação institucional; assessoria acadêmica em IES, orientadora de TCC - Pós- Graduação Lato Sensu (ESD, 2020-2024); entre outras. Atuou por 8 anos como Oficial Pedagoga da Força Aérea. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Docência, Didática e Trabalho Pedagógico - PRODOCÊNCIA da FE/UnB e o grupo do Laboratório de Pesquisa em Segurança, Desenvolvimento e Defesa Lab-SDD na ESD/MD, ambos cadastrados no CNPq. Desenvolve pesquisas na área da Educação com ênfase na organização do trabalho pedagógico e currículo (UnB) e na dimensão humana nos estudos de Defesa (ESD).

Lívia Gonçalves de Oliveira, Universidade de Brasília

Graduada em Letras - Português (2005) e em Pedagogia (2005), com especialização em Educação Infantil na Perspectiva Histórico-Cultural (2021). Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (2019) e atualmente doutoranda na mesma instituição. Membro dos grupos de pesquisa GEPPESP e Prodocência da Universidade de Brasília. Participante ativa em congressos nacionais e internacionais, com destaque para congressos de língua espanhola e portuguesa na Europa, apresentando estudos e artigos científicos na área da educação. Desempenha o papel de formadora de professores e profissionais da educação, com foco em coordenação pedagógica, gestão, educação especial, orientação educacional e alfabetização, abrangendo dimensões do currículo, avaliação e didática. Professora na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), possui ampla experiência com publicações em revistas acadêmicas e anais de congressos, tanto nacionais quanto internacionais. Atua como formadora, integrando teoria e prática na formação de profissionais da educação, e como consultora e escritora de material didático para cursos de curta duração e de pós-graduação em instituições particulares, com reconhecimento e credibilidade nacional e internacional. Além disso, exerce a docência no ensino superior.

Edileuza Fernandes, Universidade de Brasília

Graduada em Pedagogia. Especialista em Gestão Escolar e Formação de Professores para os anos iniciais de escolarização. Mestre e Doutora em Educação pela Universidade de Brasília. Estágio de doutoramento na Universidade do Porto-Portugal (FPCE-UP). Pós-doutorado na Universidade Federal de Uberlândia de 2023 a 2024. Professora aposentada da Secretaria de Educação do DF, onde coordenou a implantação do Ensino Fundamental de nove anos (2006 e 2007), foi Subsecretária de Educação Básica DF nos períodos de: 15/04/2011 a 07/09/2011 e 18/09/2013 a 31/12/2014, coordenou a elaboração da políticacurricular do DF - Currículo em Movimento (SEEDF 2014). Foi membro e presidente da Câmara de Educação Básicado Conselho de Educação do DF. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da FE/UnB - Linha Profissão Docente, Currículo e Avaliação. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Docência, Didática e Trabalho Pedagógico - PRODOCÊNCIA da FE/UnB cadastrado no Cnpq. Desenvolve pesquisas na área da Educação comênfase na organização do trabalho pedagógico do Ensino Fundamental e Médio. Membro da Rede Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Docência na Educação Básica e Superior (RIDES). Coordena o Observatório de Educação Básica (ObsEB) da Faculdade de Educação da UnB. É membro do Fórum Distrital de Educação e da Comissão Técnica Distrital, responsável pela elaboração do Plano Distrital de Educação - PDE (2025-2035).

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Publicado

12-11-2024

Como Citar

MOULIN, M. A. L. .; OLIVEIRA, L. G. de .; FERNANDES, E. O impacto de Produções Acadêmicas na Prática Docente: perspectivas de professores da educação básica . Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e16293, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.16293. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/16293. Acesso em: 18 jun. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - O lugar da pesquisa no exercício da docência