O impacto de Produções Acadêmicas na Prática Docente
perspectivas de professores da educação básica
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v31.16293Palavras-chave:
pesquisa, professor, prática pedagógica, prática docenteResumo
O artigo investiga como as produções intelectuais resultantes de pesquisas acadêmicas impactam as práticas docentes e pedagógicas. A abordagem qualitativa e o método crítico dialético analisam a relação entre pesquisa acadêmica e prática pedagógica. Utilizam-se questionários e entrevistas semiestruturadas com oito professores da rede pública do Distrito Federal. A análise dos dados, com base no Núcleo de Significação de Aguiar e Ozella (2006), identifica dois núcleos: (1) Pesquisa e produção intelectual na prática pedagógica e (2) Pesquisa e produção intelectual como mediadoras da prática docente. Os resultados mostram impactos significativos das produções intelectuais nas práticas dos professores, destacando a pesquisa como promotora de reflexão e inovação metodológica. Conclui-se que é importante fortalecer a integração entre pesquisa e docência, sugerindo que a valorização da pesquisa no contexto escolar enriquece a prática educativa e contribui para a formação contínua dos docentes.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
12-11-2024
Como Citar
MOULIN, M. A. L. .; OLIVEIRA, L. G. de .; FERNANDES, E. O impacto de Produções Acadêmicas na Prática Docente: perspectivas de professores da educação básica . Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e16293, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.16293. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/16293. Acesso em: 18 jun. 2025.
Edição
Seção
Dossiê - O lugar da pesquisa no exercício da docência
Licença
Copyright (c) 2024 Maria Alessandra Lima Moulin, Lívia Gonçalves de Oliveira, Edileuza Fernandes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à revista o direito de primeira publicação.